Leituras · Todos os posts

Boas leituras

Meus amigos do basquetebol.

Vou fugir um pouco do assunto central desse blog que é o basquetebol e falar de leituras para quem gosta de esporte de forma geral.

São três livros que, para aqueles que são profissionais de educação física e esporte, deveriam constar de suas bibliotecas.

O primeiro, HISTÓRIA DO ESPORTE NO BRASIL: do império aos dias atuais, é uma obra deliciosa que conta de forma bastante detalhada a história de diferentes esportes e manifestações de nossa área. Não se trata de um apanhado de datas e fatos, mas sim do relato minucioso sobre modalidades bastantes conhecidas e outras nem tanto e eventos pouco comuns para nós brasileiros (vocês sabiam que no Brasil já tivemos touradas?). O livro fala de ciclismo, automobilismo, futebol, corridas de cavalo, ginástica, a mulher no esporte, políticas públicas, capoeira, esporte escolar, esportes na natureza, os esportes na ditadura militar, esportes radicais, esporte e negócios, globalização e megaeventos. Vale muito a pena essa leitura, para entendermos um pouco mais da relação do esporte com a vida do brasileiro.

Autores: Mary Del Priore e Victor Andrade de Melo e colaboradores. Editora: UNESP. Ano 2009.

Os outros dois livros recomendados tratam de assuntos ligados ao marketing esportivo e organização de eventos.

INVASÃO DE CAMPO, é um livro que conta os bastidores da criação de uma das maiores empresas de materiais esportivos do mundo, a Adidas, e sua dissidente, a Puma,. Tudo gerado pela briga dos irmãos Adolph e Rudolph Dasslar (o nome Adidas vem da junção de Adolph, cujo apelido era Adi e seu sobrenome Dassler). O livro aborda a briga pelo mercado esportivo, começando pelo atletismo e se estendendo aos demais esportes (principalmente o futebol) e as estratégias, nem sempre honestas para a captação de atletas e entrada nos grandes eventos esportivos. Os pactos firmados com Pelé e João Havelange também são retratados nessa obra muito interessante.

Autora: Barbara Smit. Editora: Zahar. Ano: 2007.

O responsável pelo marketing dos Jogos Olímpicos na era Samaranch conta em A VIRADA OLÍMPICA, como tornou os jogos uma das marcas mais valorizadas do mundo. A profissionalização da organização, os grandes contratos, os patrocinadores, as estratégias e os obstáculos são retratados de forma muito clara. É uma obra de referência para aqueles que querem entender um pouco mais do mundo dos negócios no esporte.

Autor: Michael Payne. Editora: Casa da Palavra. Ano: 2006.






Anúncios

Um comentário em “Boas leituras

Os comentários estão fechados.