NCAA · Todos os posts

Um passeio pela NCAA

Ontem (4 de abril) tivemos a final do Campeonato Universitário de Basquetebol Norte-Americano. Foi um dos jogos mais fracos dos últimos anos e talvez um dos menores placares já registrados.

Butler, que vinha de uma final sensacional no ano passado, quando perdeu de Duke na última bola, tentou realizar um tipo de jogo arriscado, com predominância de bolas de três e pouco jogo interno em função da tática defensiva utilizada pela U.Connecticut (UCONN).

O que se viu foi uma partida com muitos erros, aproveitamento inferior a 30% e muita precipitação, principalmente por parte dos atletas de Butler. Ressalte-se que as equipes são praticamente juvenis, já que a idade varia entre 18 e 22 anos e o evento foi presenciado por cerca de 75.000 pessoas e mais os espectadores de todo o mundo, o que deve ter aumentado significativamente o nível de ansiedade dos atletas.

Neste ano, tivemos a eliminação precoce de grandes forças da NCAA: Georgetown e Michigan State cairam logo na primeira rodada. UCLA, Notre Dame, Syracuse, Michigan e Cincinatti, na segunda. Os quatro melhores rankeados não conseguiram chegar às semi finais: Kansas, Ohio State, San Diego State e Duke. Classificaram-se: Virginia Commonwelth (49), Butler (33), Kentucky (7) e UCONN (14).

Talvez tenha sido o final four com menor pontuação no ranking em todos os tempos. Mas o espetáculo valeu a pena. Ver 75.000 pessoas torcendo por suas equipes foi maravilhoso (somando o público da última rodada do Campeonato Paulista de Futebol, não chegamos a 40.000 em 10 jogos).

Alguns números desses play-offs:

Equipes: 64

Jogos: 63

Média de pontos dos vencedores: 72,7

Média de pontos dos perdedores: 62,0

Maior diferença: 42 pts (Duke 87 x 45 Hampton – 1a. rodada da chave Oeste)

Menor diferença: 1 pt (aconteceu em 7 jogos)

Média das diferenças: 10,8 pts

Maior placar: North Carolina 102 x 87 Long Island U. (primeira rodada da chave Leste)

Menor Placar: UCONN 53 x 41 Butler (final)

Em 2012 o final four será em New Orleans e o site da  NCAA (www.ncaa.com) já oferece a possibilidade das pessoas se inscreverem para comprar ingressos. Os interessados já podem começar a pensar no assunto.

Super Dome – Final Four 2012

Anúncios