Estatísticas · Todos os posts

O Índice de Eficiência no Basquetebol

Muito se estuda e se procura por um índice que represente o desempenho de atletas e equipes no basquetebol, levando em consideração os diferentes indicadores de jogo e não somente o cestinha, como é de praxe se divulgar em nossa imprensa.

A literatura específica nos apresenta uma série de fórmulas que podem ser calculadas para determinar esses índices. Algumas dessas fórmulas partem do princípio da somatória dos aspectos positivos subtraindo-se os negativos a partir dos números absolutos. Outras, atribuem pesos diferentes para situações como rebote de ataque, assistências e bolas perdidas, entendendo que essas devam ser tão ou mais valorizadas que a conversão de arremessos.

De qualquer forma, não há um consenso e tampouco uma fórmula mágica que defina a eficiência de equipes ou atletas em uma partida ou ao longo de todo um campeonato.

A falta de estudos nessa área dificulta o entendimento da questão. Por isso, uma das linhas de pesquisa que estamos desenvolvendo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, voltada para a Análise de Jogo, é a definição de um ídice de eficiência que possa ser fidedigno e que possa ser utilizado de forma simples e objetiva.

Para ampliar os estudos e as discussões nessa área, está sendo desenvolvido um trabalho de iniciação científica com a participação de um aluno do Curso de Ciências da Atividade Física – Mariano Latorre Bragion – sob minha orientação.

Nele, um dos objetivos é estabelecer a correlação entre um determinado Índice de Eficiência e a classificação final de equipes em campeonatos oficiais.

Para realizá-lo, foram considerados os resultados estatísticos acumulados das equipes que participaram do Campeonato Mundial Masculino de Basquetebol, realizado na Turquia em 2010, e que se classificaram nos oito primeiros postos, cujos dados estão disponíveis no site oficial da competição (www.fiba.com).

O Índice de Eficiência escolhido é o mesmo praticado pela LNB no NBB:

(Pts+Assists+Rebotes+Bolas recuperadas+Tocos)-(Arr. errados+Bolas perdidas+Faltas)

Os dados foram analisados a partir das médias de cada indicador de jogo. As oito equipes analisadas disputaram 9 partidas. Para o tratamento dos dados foi utilizado o Coeficiente de Correlação de Postos de Spearman, técnica que transforma os dados em postos de classificação, atribuindo-se o primeiro posto à equipe que obteve o melhor resultado e assim sucessivamente.

Para se ter uma ideia dos resultados obtidos, apresentamos as equipes em ordem de classificação e, entre parêntesis, sua classificação a partir do índice de eficiência global obtido durante todo o campeonato.

1 – EUA (1); 2 – Turquia (4); 3 – Lituânia (6); 4 – Sérvia (2); 5 – Argentina (5); 6 – Espanha (3); 7 – Rússia (7); 8 – Eslovênia (8).

O cálculo do Coeficiente de Correlação de Postos apontou para um resultado = 0.69, o que significa uma alta correlação para o tipo de dado analisado.

Ou seja, a eficiência é um dado importante e que se relaciona fortemente com a classificação final das equipes. No caso de um torneio como  o Mundial, no qual as equipes são divididas em grupos e, posteriormente, disputam partidas eliminatórias, esses índices podem perder sua força, pois em um único jogo uma equipe com resultados muito positivos pode ser deslocada para uma posição não condizente com seu desempenho.

Espera-se que em um campeonato no qual as equipes se enfrentem em turno e returno (como é o caso do NBB) esses Índices de Eficiência sejam mais significativos e indiquem de forma mais clara as equipes com melhor desempenho.

Anúncios

2 comentários em “O Índice de Eficiência no Basquetebol

  1. Olá professor Dante! Parabéns pelo trabalho. Muito interessante. Sou admirador do seu trabalho como treinador e estudioso do basquetebol. Você vai estender ou pretende estender esse estudo para as estatísticas do NBB?Obrigado

  2. Ola Helder , eu sou o Oriantando dessa pesquisa , e pretendo sim estender esse estudo para a estatisticas da NBB. Porque queremos pegar campeonatos diferentes para poder comparar os resultados.

Os comentários estão fechados.