Artigos

Lesão por overuse

Segue mais um texto traduzido do site http://stopsportsinjuries.com

(Texto original: Overuse injury)

http://www.stopsportsinjuries.org/overuse-injury.aspx

*Overuse é um termo utilizado para designar excesso de repetições de determinadas atividades ou movimentos ou excesso de carga de uma determinada atividade, provocando desgaste dos tecidos.

Porque as lesões por overuse acontecem?

O corpo humano tem uma tremenda capacidade de adaptar-se ao estresse físico. Nós temos a tendência de pensar nos efeitos negativos do estresse no nosso bem estar, mas o estresse físico, que é simplesmente o exercício e a atividade, é benéfico para nossos músculos, ossos, tendões e ligamentos tornando-os mais fortes e funcionais. Isto acontece porque há um processo interno chamado remodelação. O processo de remodelação envolve tanto o desgaste, quanto a recomposição dos tecidos. Há um fino equilíbrio entre essas duas condições e se o desgaste ocorrer mais rapidamente do que a recomposição, então ocorrerá uma lesão por overuse.

Quais fatores causam as lesões por overuse?

            Os erros de treinamento são as causas mais comuns das lesões por overuse. Esses erros envolvem a rápida aceleração da intensidade, duração ou frequência da atividade. As lesões por overuse também ocorrem em pessoas que estão retornando de outra lesão e tentam recuperar o tempo perdido exigindo demais de si próprios para atingir o nível de desempenho que tinham antes da lesão. O uso de técnicas adequadas é primordial para evitar essas lesões. Por isso, treinadores, preparadores físicos e professores têm papel primordial na prevenção recorrente das lesões por overuse.

Outros fatores incluem os equipamentos e materiais como os calçados, superfície, piso.

Como as lesões por overuse são normalmente diagnosticadas?

O diagnóstico pode ser feito através de uma anamnese ou de uma exame físico. Isto é melhor feito por um especialista em medicina esportiva. Em alguns casos radiografias são necessárias, assim como exames adicionais como escanometria ou ressonâncias magnéticas.

Quais os tratamentos para lesões por overuse?

Alguns tipos de tratamentos incluem:

  • Redução na intensidade, duração e frequência das atividades
  • Adoção de um programa fácil/difícil e treinamentos diferenciados com outras atividades para se manter a forma física
  • Aprender técnicas corretas de treinamento de outros treinadores e preparadores físicos
  • Aquecimento adequado antes das atividades
  • Uso do gelo após as atividades para dores menos intensas
  • Uso de anti-inflamatórios se necessário

Se os sintomas persistirem, um médico especializado deverá estar apto a preparar um plano de tratamento mais detalhado. Fisioterapia e preparação física também são atividades que podem auxiliar.

As lesões por overuse podem ser prevenidas?

Muitas das lesões por overuse podem ser prevenidas através de treinamento apropriado e bom senso. Aprenda a “escutar” seu corpo. Lembre-se que o ditado “sem dor não há ganho” não se aplica aqui. A regra dos 10% é muito útil na determinação de como as coisas serão no outro nível. No geral, o treinamento não deve aumentar mais do que 10% por semana. Isto permite que o corpo se adapte e tenha tempo de se recuperar. Esta regra também se aplica para aumentar o ritmo ou milhagem para corredores ou andarilhos, assim como para o aumento da carga de peso nos programas de treinamento de força.

É importante  aquecer e voltar à calma antes e depois da atividade, respectivamente. Treinamento de força, aumento da flexibilidade e a melhora da estabilidade muscular também ajudam a minimizar essas lesões.

Um especialista em medicina esportiva ou em treinamento esportivo devem ser procurados no início de um treinamento  para prevenir problemas crônicos e recorrentes. O programa também pode ser modificado para que o nível de aptidão física seja mantido de forma segura enquanto um atleta estiver se recuperando de uma lesão. O atleta deve voltar aos treinamentos somente quando houver por parte de um profissional da saúde total certeza de sua segurança.

Anúncios

2 comentários em “Lesão por overuse

  1. QUANTOS PROBLEMAS DE COLUNA PODERIAM TER SIDO EVITADOS SE TIVESSEMOS ESSAS INFORMAÇÕES SOBRE O “OVERUSE” EXCELENTE MATÉRIA, LEITURA OBRIGATÓRIA PARA ATLETAS EM Q.QUER CATEGORIA, MUITO IMPORTANTE OS PAIS DOS ATLETAS LEREM TB.

Os comentários estão fechados.