Jogos Pan-Americanos · Todos os posts

Brasil fica fora das semifinais no basquetebol masculino

O Brasil foi derrotado hoje pela República Dominicana (77×85) e ficou fora da disputa das semifinais dos Jogos Pan-A.ericanos

Depois de dominar o jogo no primeiro tempo e abrir 20 pontos no início do terceiro quarto, nossa equipe desequilibrou-se totalmente e permitiu que no quarto período os dominicanos abrissem 29×8. Esse desequilíbrio foi fruto, principalmente, de uma forte defesa pressão individual quadra toda que dificultou a organização do jogo por parte de nossos armadores que cometeram muitos erros (no total a equipe perdeu 20 bolas).

Marcelinho (17) e Arthur (15) foram os cestinhas do Brasil. Murilo e Giovannonni pegaram 7 rebotes e Marcelinho e Nezinho foram os destaques nas assistências, com  5 cada um.

Desde 1991 (ficamos em 5o.) que o Brasil fica fora de semifinais do Pan. Agora jogaremos pelo quinto lugar.

Esse resultado no leva a uma reflexão sobre a importância dos Jogos Pan-Americanos para o basquetebol:

-A competição não classifica para nada

-Há muito tempo que os Estados Unidos e o Canadá “abandonaram” o basquetebol do Pan

-Nesta ano somente Porto Rico apostou na competição, até por conta do insucesso no Pré Olímpico

-Ela é realizada após duros torneios pré-olímpicos que trazem um desgaste tremendo às equipes

-No caso do Brasil, neste ano de 2011, além da dura batalha pela classificação para os Jogos Olímpicos, vários jogadores voltaram para suas equipes de origem estrangeira, muitos estão disputando as finais do Campeonato Paulista e outros ainda disputaram a Liga Sulamericana

Então podemos perguntar:

-por que não pensarmos em usar o Pan para dar cancha internacional a jovens jogadores?

-por que não levarmos uma equipe formada totalmente por jovens como por exemplo a seleção sub21 que participou do Mundial na Letônia?

Tenho a certeza que nossa comissão técnica deve ter pensado nisso. Mas é claro existem os interesses comerciais e políticos. E eles são válidos. Não os desprezo.

Mas vamos considerar que os Jogos Pan Americanos, para o basquetebol, não são parâmetro para nada. Não terão nenhuma influência no desempenho de nossas equipes em competições como Mundial e Jogos Olímpicos.

Não é desculpa de quem não ganhou medalha e nem desprezo por medalhas. Mas é tentar planejar o futuro com outro olhar. É pensar em 2016, pois não serão nos Jogos de 2015 que esses jovens deverão ser testados. Até lá temos que ter a equipe muito próxima do ideal.

Enfim, fica a reflexão.

Anúncios

2 comentários em “Brasil fica fora das semifinais no basquetebol masculino

  1. Perfeita a reflexão do Prof. Dante. Porém, temos um nome a zelar. O que vejo ainda é um planejamento falho e os objetivos obscuros. A partir do momento que a CBB definir e divulgar seu planejamento de maneira clara, poderemos avaliar e até entender os feitos das seleções. Inclusive, elogiando seleções que acabam perdendo e longe de um pódium.

  2. Caro Dante, com os dirigentes esportivos que o Brasil tem, quando não temos mais educação física nas escolas, os resultados negativos podem acontecer.
    O necessario agora não é lastimar nada e sim trabalhar para os próximos jogos pan americanos.
    Carlão

Os comentários estão fechados.