NCAA · Todos os posts

NCAA: as loucuras de março

O mês de março tem um significado muito importante para o basquetebol universitário norte-americano. Começam os jogos eliminatórios envolvendo 64 equipes da Divisão I, no chamado “March Madness” (Loucuras de Março).

Tudo começa nos dias 13 e 14 quando oito equipes disputarão quatro vagas para se juntar às 60 equipes previamente classificadas por suas campanhas durante os Campeonatos das Conferências ou através de convite feito pela organização , que leva em conta o recorde dessas equipes.

Nos dias 15, 16, 17 e 18 são realizados os jogos que classificam as equipes para o “Sweet Sixteen”. Na sequência vem o “Elite Eight” que são as semifinais regionais que apontarão as quatro equipes que farão o Final Four (22 a 25 de março).

As semifinais regionais ocorrerão em Atlanta, Phoenix, Boston e St. Louis e o “Final Four” acontecerá em New Orleans nos dias 31 de março e 2 de abril.

Neste ano as quatro equipes que serão as cabeças de chave são: Kentucki (32-2), Michigan State (27-7), Syracuse (31-2) e North Carolina (29-5). Outras universidades de destaque e que costumam apresentar um basquetebol de altíssimo nível também participam desse evento: Duke (27-6), Missouri (30-4), Ohio State (27-7), Kansas (27-6), Florida State (24-9), Georgetown (23-8), Un. of Michigan (24-9), Indiana (25-8), Marquette (25-7) e Louisville (26-9).

A grande sensação dos últimos dois Final Four, a Universidade Butler desta vez não participará da festa, pois não obteve classificação pela sua conferência e não teve recorde suficiente para ser convidada. Lembrando que em 2010, Butler foi derrotada por Duke do lendário Coach “K” e por Connecticut em 2011.

Este torneio é disputado desde 1939 e a primeira vencedora foi a Universidade do Oregon vencendo Ohio State na final.  A maior vencedora do torneio é a UCLA com 11 títulos, sendo 7 seguidos de 1967 a 1973. Dez desses títulos aconteceram sob o comando de John Wooden e com participações de grandes ídolos do basquetebol americano: Lew Alcindor (Kareem Abdul Jabbar, Bill Walton, Gail Goodrich, Lenny Wilkens, entre outros)

Algumas finais ficaram famosas:

Em 1979 Michigan State derrotou Indiana State e em quadra houve o primeiro grande duelo entre Erwin Johnson (depois o famoso Magic) e Larry Bird, com a vitória do primeiro.

Em 1982, North Carolina de Michael Jordan conquistaria o título sobre Georgetown de Pat Ewing.

Em 1984, Georgetown sagrou-se campeão, vencendo a Universidade de Houston e colocou frente a frente dois dos maiores pivôs da história da NBA: Pat Ewing (Georgetown) e Hakeem Olajuwon.

Na final de 1991, na qual Duke venceu Kansas, a equipe do coach “K” tinha como estrela o pivô Christian Laettner que se tornaria o único universitário a integrar o “Dream Team” nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Enfim, é a grande festa do basquetebol norte americano e que merece ser vista pelos amantes do basquetebol.

Sites para acompanhar o torneio: http://www.ncaa.com/sports/basketball-men/d1http://www.extratime.com.br/index.php/especial-guia-completo-do-march-madness/

 

Anúncios

2 comentários em “NCAA: as loucuras de março

  1. olho em Syracuse…. Nesta universidade joga o Frabricio Melo, Oriundo de MG, PIVO COM MAIS DE 2,10m. Provalvelment estará nos próximos drafts da NBA. Tive o prazer de trabalhar com ele, quando era assistente técnico do Elmon Rabelo no Olympico Club de Belo Horizonte

Os comentários estão fechados.