Leituras · Todos os posts

Boas leituras: André Agassi e Basquetebol

Depois de um tempo sem dar sugestões, volto com boas dicas de leituras relacionadas ao esporte.

Começo com a autobiografia de André Agassi. Um dos maiores tenistas de todos os tempos, mostra de maneira clara e até surpreendente sua vida de tenista, imposta por seu pai obcecado por vitórias do filho talentoso.

Agassi nos brinda com um relato sobre seu amor e ódio ao tênis que lhe custou envolvimento com drogas e álcool e com celebridades, mas também o topo do mundo, mesmo depois de ter abandonado e regressado às quadras.

É uma obra que mostra como a interferência inadequada de um pai pode causar problemas na personalidade de uma criança.

É um livro denso e que nos leva a refletir se vale a pena ter sucesso à custa de tanto sacrifício e de escolhas nem sempre adequadas.

Agassi: autobiografia. Editora Globo (Livraria Saraiva – R$ 25,00)

A outra sugestão é a do livro The Book of Basketball (Bill Simons). Este livro nos traz uma série de histórias interessantes sobre equipes e astros da NBA. O ponto alto do livro é a biografia de 96 atletas que o autor considera como os melhores de todos os tempos, divididos em uma pirâmide de quatro andares. No topo desta pirâmide estão, entre outros: Michael Jordan, Bill Russell, Kareem Abdul-Jabar, Magic Johnson e Larry Bird (somente para citar os cinco primeiros pela ordem).

O autor também relata a história das equipes que marcaram época na NBA como o Celtics de 1986, o Bulls de 1996 e 1997, o Lakers de 1972 e 1987, o Pistons de 1989 e outras equipes maravilhosas que deixaram muita saudade.

Este livro de 720 páginas é uma Bíblia para quem gosta da história do basquetebol norte-americano. Ele não tem tradução e pode ser adquirido pela Amazon (preço médio: U$ 14,00 + o frete. O total fica em torno de U$ 22,00). Como informação adicional: recebi o livro após somente 3 dias do pedido (não sei se é o padrão ou se dei muita sorte).

The Book of  Basketball – Bill Simons – ESPN Books.

 

Divirtam-se e boas leituras!

Anúncios

Um comentário em “Boas leituras: André Agassi e Basquetebol

Os comentários estão fechados.