Pré Olímpicos · Todos os posts

Pré-Olímpico Feminino: começam a ser definidas as últimas cinco vagas para Londres

Amigos do Basquetebol

De 25 de junho a 1 de julho, em Ankara (Turquia) doze países começarão a luta pelas cinco vagas restantes para o basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos de Londres.

Os doze países foram divididos em três grupos:

A – Turquia, Japão e Porto Rico

B – Nova Zelândia, Argentina e República Tcheca

C – Moçambique, Coreia do Sul e Croácia

D – Canadá, França e Mali

O sistema de disputa prevê a classificação de dois países por grupo, cruzando os classificados de A x B (1º. X 2º e 2º. X 1º) e os classificados de C x D. Os vencedores estarão automaticamente classificados para os Jogos Olímpicos. Os perdedores jogarão pela última vaga.

A tabela completa poderá ser vista em http://london2012.fiba.com/pages/eng/fe/12/olym/p/asid/6226/eid/6232/lid//rid//sid/6232/schedule.html

Dos países participantes deste Torneio Pré-Olímpico, cinco nunca participaram dos Jogos: Turquia, Porto Rico, Nova Argentina, Moçambique e Croácia.

A Coreia é o país com maior número de participações (6), seguida da República Tcheca (5, sendo 3 como a antiga Tchecoslováquia), Canadá (4), Japão (3), Nova Zelândia (2), França e Mali (1).

Desses, somente a Coreia obteve medalha (prata), em 1984. Em 2008, na China, estiveram presentes: Nova Zelândia (10º), Repúbica Tcheca (7º), Coreia (8º) e Mali (12º).

No ranking da FIBA, a República Tcheca é a melhor posicionada (4º). Os demais ocupam as seguintes posições: França (8º), Coreia (9º), Canadá (11º), Argentina (12º), Japão (15º), Nova Zelândia (16º), Mali (19º), Turquia (21º), Porto Rico (24º), Croácia (31º) e Moçambique (37º).

Lembrando que duas das seleções classificadas estarão no grupo do Brasil que ainda terá a Rússia, Austrália e Grã Bretanha.

Opinião sobre as possíveis seleções classificadas: República Tcheca, França, Turquia, Croácia e Coreia.

Anúncios