Opinião do autor · Todos os posts

Congresso Mundial de Análise de Desempenho Esportivo

Amigos do Basquetebol

Tive a oportunidade de participar do 9o. Congresso Mundial de Análise de Desempenho Esportivo que foi realizado de 25 a 28 de julho na cidade de Worcester (Woster – como se pronuncia por aqui).

Foi um congresso muito interessante que reuniu cerca de 220 representantes de 39 países dos cinco continentes.

Neste congresso, além das conferências principais, foram apresentados 189 trabalhos, sendo 86 em comunicação oral e 103 em posters. Os trabalhos abordaram temas gerais como análise de movimento, tecnologia aplicada á análise de jogo, esporte para deficientes e temas voltados para esportes específicos como futebol, rugby, futebol australiano, cricket, natação, atletismo, voleibol e, é claro, o basquetebol.

Nosso esporte ainda carece de uma maior atuação na área científica e acadêmica pois somente oito trabalhos foram apresentados, sendo dois em posters e seis em comunicação oral. Desses seis, dois foram apresentado por mim, representando um grupo de alunos USP (graduação e pós graduação).

Os temas abordados no basquetebol foram:

– Um estudo de caso no basketball de alto rendimento – em que foi analisado o desempenho da única atleta portuguesa a integrar a WNBA (Ticha Penicheiro)

– Um estudo sobre os equipamentos utilizados na análise de desempenho na LigaACB

– Uma comparação entre episódios críticos do jogo no Campeonato Português

– Competitividade na NBA e ACB

–  Estratégias atencionais no lance livre

– Uma análise do escore de jogos de basquetebol da NBA

Nossos dois trabalhos versaram sobre:

– Análise do desempenho coletivo em atletas que participaram do Mundial da Turquia – Índice de Eficiência – (autores: Mariano Latorre Bragion e Dante De Rose Junior) e

– O efeito da idade na diversidade e eficiência da dinâmica de criação de espaços – estudo realizado com dados dos campeonatos paulista de basquetebol – (autores: Dante De Rose Junior, Leo Lamas, Eduardo Rostaiser, Felipe Santana, Valmor Tricoli e Carlos Ugrinowitsh).

Foi uma participação importante pois, além do conteúdo, o Congresso ofereceu a oportunidade de fazer contato com pesquisadores de todo o mundo e, em especial, pessoas ligadas ao basquetebol.

Um fato importante é o lançamento de uma Revista Eletrônica específica para o Basquetebol, através de um dos organizadores do Congresso, Dr. Derek Peters. A revista está em fase de organização e publicará artigos científicos que enfoquem o basquetebol.

Informações sobre como publicar e para conhecer a Revista poderão ser obtidas no site http://www.basketball-research.com

Enfim, participar de eventos desse porte é sempre muito importante para o crescimento individual e desenvolvimento do basquetebol em nosso país. Após os Jogos Olímpicos, colocarei no blog o resumos dos trabalhos que foram apresentados por mim e, se possível, dos outros trabalhos de basquetebol que foram citados.

Anúncios

4 comentários em “Congresso Mundial de Análise de Desempenho Esportivo

  1. Parabéns, Dante!
    Estamos sintonizados contigo. Como disse Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), “a grandeza de uma profissão é talvez, antes de tudo, unir os homens: não há senão um verdadeiro luxo e esse é o das relações humanas”.

    Forte abraço

    Jorge Bento

  2. Parabéns, Dante e toda equipe de pesquisadores. Aguardo o acesso aos trabalhos. Temos que evoluir nos aspectos de registros, pesquisas e estudos. Isso trará constante evolução nos resultados.

  3. Parabens, Dante, pela constante evolução técnica no esporte que tanto amamos. Nosso basquetball merece, Somente através de pesquisas e estudos nosso basquete será mais consistente no objetivo de termos melhor nível técnico na prática, Acredito que já estamos saltando de um patamar para outro superior, com o advento de participarmos da atual Olimpíada. Abração Schmitão

Os comentários estão fechados.