Jogos Olímpicos · Todos os posts

Semifinais do basquetebol em Londres

Amigos do basquetebol

Hoje começam as semifinais do basquetebol em Londres.  Primeiro o feminino e amanhã o masculino.

Será um encontro entre as maiores potências do basquetebol mundial na atualidade e uma constelação de estrelas possuidoras de inúmeras medalhas na história do basquetebol olímpico.

No feminino teremos os seguintes confrontos: Estados Unidos x Austrália e Rússia e França. O primeiro confronto traz as duas equipes que já foram protagonistas de três finais Olímpicas (2000, 2004 e 2008) sempre vencidas pelas americanas. Ao todo americanas e australianas se enfrentaram seis vezes, todas com vitória dos Estados Unidos. O segundo encontro coloca frente a frente duas equipes que se enfrentaram somente uma vez (em 2000) com vitória das francesas.

Estarão em quadra 18 medalhas: 9 de ouro (EUA – 6 e Rússia – 3); 4 de prata ( Austrália – 3 e EUA – 1) e 5 de bronze (Rússia – 3; EUA – 1 e Austrália – 1). A França obteve sua melhor participação em 2000 quando obteve o quinto lugar. Aliás esta foi a única participação francesa nos Jogos Olímpicos.

No masculino as quatro equipes já obtiveram medalhas. Nos confrontos diretos, Estados Unidos e Argentina encontraram-se quatro vezes, com três vitórias dos americanos. Rússia e Espanha jogaram três vezes, todas com vitórias russas.

Ao todo estarão em quadra 29 medalhas: 16 de ouro (EUA – 13; Rússia – 2 e Argentina – 1); 7 de prata (Rússia – 4, EUA – 1 e Espanha – 2); 6 de bronze (Rússia – 3; EUA – 2 e Argentina – 1).

Com certeza serão jogos  emocionantes e muito bem disputados. O favoritismo americano é total tanto no masculino, quanto no feminino. Mas como o basquetebol dessas equipes está em altíssimo nível, podemos esperar por grandes confrontos.

É escolher e torcer. Meus palpites para as finais:

Feminino: Estados Unidos x França

Masculino: Estados Unidos x Rússia.

Anúncios