Colaboradores · Todos os posts

Longevidade e Esporte. O elo cada vez mais visível

Amigos do basquetebol

Publico uma contribuição do colega Urbano Sidney do Sacramento.

O Prof. Urbano foi Campeão Paulista, Brasileiro, Pan-americano e Vice-campeão Mundial de Basquetebol. É formado em Educação Física e é jogador da equipe de Veteranos da “A Hebraica de São Paulo”. Compete e integra as Seleções Paulista e Brasileira de Basquete Veterano, Máster. Coordenador Técnico do Projeto Jovens Atletas de Basquetebol. Atualmente exerce o cargo de  Diretor da União de Basquetebol Veteranos de São Paulo e Conjunto Desportivo Baby Barioni ( Agua Branca )

E mail – urbanosidney@uol.com.br

Você pratica esporte? Há quantos anos?

Estas são duas perguntas que faço a todos que praticam esporte desde a infância.

Eu vou citar meu próprio exemplo, que é comum a vários amigos.

Comecei a treinar Basquetebol aos 10 anos de idade na Sociedade Esportiva Palmeiras e passei por vários outros clubes: Corinthians, Pirelli, São Caetano, Ponta Grossa, Arapongas e Hebraica.

Fiz parte de Seleções Paulistas, Brasileiras, Universitárias e hoje, com 63 anos, ainda não parei de praticar o “Religioso Basquete“.

A vida profissional esportiva seja Natação, Basquete, Voleibol, Atletismo, Futebol, Tênis e muitos outros, nos faz dedicar aproximadamente 20 anos de atividade intensa. Se você começou a competir aos 12 anos de idade, que é a idade que, em geral se inicia a prática desportiva, só vai parar ou já parou aos 32 anos. Você somou 20 anos de competições intensas.

Se você participa das competições veteranas que se iniciam aos 32 anos e, hoje há atletas com mais de 80 anos de idade competindo, você terá somado uma vida esportiva de 50 anos ou mais de atividades físicas.

Por isso, é muito importante você continuar suas atividades esportivas. Como Veterano você terá prazer em conviver com antigos amigos, você tem aquela responsabilidade de se apresentar bem, mas não com aquela obrigação que você tinha quando era um “Profissional“. Cada movimento do seu corpo será executado com grande precisão, quase como um balé.

Se você se tornou um Atleta Veterano, tem que tomar várias precauções. É fundamental alongar-se e aquecer-se sempre. Atleta machucado não soma, subtrai a confiança da equipe.

Também é muito importante fazer um exame Ergométrico de Esforço todos os anos e saber dosar as atividades físicas, mesmo quando ministradas por profissionais especializados.

Se você ainda não é um Atleta Veterano tente participar das competições. São muito gratificantes.

Há várias competições Regionais, Nacionais e Internacionais. Nessas ocasiões você poderá conhecer cidades que não teve oportunidade de conhecer quando era mais jovem!

E a alegria estará estampada no rosto de cada um, pelo sorriso de reencontrar um amigo com quem você competiu quando era jovem. E a possibilidade de novos amigos trazidos por outros com ideais idênticos.

Por tanto meu amigo, continue a prática esportiva para o resto de sua vida.

Não há nada melhor que aos 80 anos, você levar uma medalha para casa e mostrar para seus Netinhos.

Ah! Já tem bisnetos?…

Obs: Os textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não sofrem qualquer modificação em seu conteúdo.

Anúncios

3 comentários em “Longevidade e Esporte. O elo cada vez mais visível

  1. Muito bom o texto, isto é para estimular a todos continuarem a jogar e que gostam do esporte. E sempre cuidando da saúde!!!

  2. Parabes Dante pelo texto. Sou um grande apaixonado pelo basquete e fico contente pelo grande Urbano. Abracos.

  3. Meu querido Urbano. Justa homenagem para quem curte e joga o basquetebol, agora no master .Estás pronto para jogar no Brasileiro Master , aí, em Guarulho, de 10 a 17 de novenbro do corrente ano? Estarei integrando a equipe de +60 anos de Pernambuco, junto com Otávio, Mano, Fett , Neisinho,…….. Grande entrevista, Dan. Espero nos juntar nesse encontro, todos os amigos, Extensivo a Dante de Rose Jr. Grande abraco. Schmitão

Os comentários estão fechados.