Leituras · Todos os posts

Boas leituras: Gigantes do Futebol Brasileiro

Amigos do Basquetebol

Sempre que posso (no blog, em palestras, cursos) recomendo a leitura. De Cascão a obras de ficção, do Zé Carioca a romances, história, biografias, a leitura é o melhor meio de nos mantermos cognitivamente ativos, de conhecer fatos passados e também de nos aventurarmos pelo futuro.

Nesta coluna tenho a intenção de passar a vocês sugestões sobre boas leituras, independentemente da modalidade esportiva.

Neste post trago a vocês a sugestão do livro “Gigantes do Futebol Brasileiro”.

Esta obra escrita por João Máximo e Marcos de Castro (editada pela Civilização Brasileira, 2011) é a reedição do livro publicado em 1965, traz a biografia de 21 ídolos do futebol brasileiro. Mas não é uma obra que fala exclusivamente do futebol e das peripécias dos biografados.

Ela traz fatos, situações e contextos das diferentes épocas vividas pelos atletas, mostrando como era o mundo e o Brasil nessas diferentes épocas. Os preconceitos, o racismo, o amadorismo, o falso amadorismo, o início do profissionalismo, o envolvimento com bebidas, as doenças adquiridas, questões políticas, tudo isto faz parte dos relatos.

Os atletas: Friedenreich, Fausto, Domingos da Guia, Leônidas, Tim, Romeu, Zizinho, Heleno de Freitas, Ademir de Menezes, Danilo, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Pelé, Gerson, Rivelino, Tostão, Falcão, Zico, Romário e Ronaldo.

Enfim, vale a pena conferir.

Anúncios