História do Esporte · Todos os posts

História do esporte: os locais para a prática esportiva na Grécia Antiga

Amigos do Basquetebol

Seguindo no tema História do Esporte, neste post vou falar um pouco dos locais utilizados na Grécia Antiga para a prática das atividades esportivas.

Muitos dos termos utilizados atualmente, derivam daquela época.

Como o crescimento da prática da ginástica e de outras atividades esportivas na Grécia Antiga surgiu a necessidade de se ter locais adequados para aquela prática.

Desta forma surgiram os “ginásios”. A palavra ginásio deriva do termos “gymnós” que significa “nu”.  O termo foi utilizado para denominar o local da prática esportiva pois a mesma era realizada pelos jovens nus.

A princípio o ginásio se limitava a uma pista para corridas e um espaço para as lutas. Gradativamente as instalações do ginásio foram sendo aperfeiçoadas com a criação da “palestra” (local específico para a prática de ativiades esportivas) e de um rudimentar balneário.

Os ginásios, no entanto, não servia somente para a prática da atividades física. Ali também funcionavam centros de instrução, de educação espiritual e servia para reuniões da sociedade grega. Nos ginásios também se ensinava a música, a oratória, a gramática e a filosofia.

O complexo esportivo grego consistia basicamente em um espaço quadrado no qual se identificavam o “efebeum” – local destinado aos execícios gíminicos, o “coryceum” – local onde se guardavam sacos de couro utilizados para a prática do pugilismo, o “conisterium” – local onde os lutadores se reuniam depois da lutas para se limpar do óleo utilizado em seus corpos para as lutas, a “frigida lavatio” – tanque de água onde os atletas se refrescavam depois das atividades, o “elaeothesium” – onde se guardavam os óleos,.

Um local muito importante para a prática esportiva era o “estádio”. Era um corredor ladeado por parapeitos onde os espectadores assistiam as competições. Nele aconteciam corridas e jogos. Os estádios tinham dimensões diferentes, mas a mais aceita é o comprimento de 192 metros. Há registros que em Efeso o “estádio” tinha capacidade para 76 mil espectadores.

Outro local importante era o “hipódromo” destinado às corridas de cavalos. Os hipódromo tinha a forma de uma ferradura e chegavam a ter 215m de comprimento. Neles, além das corridas, aconteciam provas de adestramento e espetáculos circenses.

Estádio em Olímpia - Grécia
Estádio em Olímpia – Grécia

Sugestão de leitura sobre o tema: História da Educação Física e do Esporte. Giampiero Grifi.

Anúncios