Opinião do autor · Todos os posts

Amizade acima de tudo!

Amigos do Basquetebol

Peço licença para falar sobre minha outra paixão que é o futebol. Apesar de tudo o que ouvimos, vemos e presenciamos sobre esse esporte não consigo me desligar de um bom jogo e, é claro, do meu querido Timão.

Apesar das rivalidades, uma das melhores coisas do futebol é ter amigos para compartilhar os diferentes momentos deste esporte maravilhoso. Não há nada melhor que ter amigos torcedores de outras equipes para atazanar na segunda feira, depois de uma estrondosa vitória de seu time do coração.

Mas não há nada pior do que ter amigos torcedores de outros times que irão te atazanar na segunda feira, depois de uma estrondosa derrota do seu time do coração.

Depois de vencer na rodada do domingo, durante aquele famoso lanchinho (ou pizza) da noite, o pensamento já fica voltado para o tipo de gozação que você vai fazer com aquele palmeirense que vive te perturbando, ou com o são paulino que gosta de zoar com sua cara ou mesmo para aquele santista (sim, ainda existem santistas) que, de vez em quando ressuscita das cinzas para botar banca em cima de você. Perturbar torcedor da Portuguesa não vale, é covardia.

Mas se o seu time perder, durante o famoso lanchinho (ou pizza) da noite você já fica elaborando as estratégias para fugir desses mesmos personagens, tendo a certeza que sua segunda feira será um inferno. Chegar antes do horário e se trancar em sua sala; chegar depois do horário e entrar de fininho por uma porta lateral ou arrumar uma reunião fora e, de preferência, o dia todo para voltar só na terça, na esperança do clima estar mais ameno.

Mas o que vale é a amizade.

Gozando ou sendo gozado, o importante é ter amigos de todos os times. Só assim a diversão estará garantida. Só assim sua segunda feira terá algum sentido.

Há torcedores amigos  de todo tipo. Os fanáticos (como eu) que te esperam logo na escadaria para não perder tempo ou que somem o dia todo, dando as desculpas mais esfarrapadas. Os desligados que nem sabiam que houve um jogo. Os inteligentemente desligados, que fingem que não sabiam do jogo ou que não assistiram porque estavam preparando uma conferência ou terminando a revisão de um papper (pô! Logo no domingo?). E as os chatos (que na verdade não são seus amigos) que te interrompem em momentos importantes para fazer um comentário desagradável sobre a derrota de seu time.

Mas enfim, são os amigos que dividem com você esses momentos maravilhosos. São os Corinthianos, Palmeirenses, São Paulinos, Santistas e até os torcedores (será que devo usar o plural) da Portuguesa.  Ah, tem aqueles que declaram simpatia por algum time e na verdade não torcem por ninguém. Tem até os amigos (lembro de dois) que torcem de Verdade para o São Caetano e para o Juventus (o da Moca, meu!). Sem falar nos amigos inter-estaduais que torcem pelo Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, Botafogo e Atlético Mineiro entre outros.

Não importa se somos gambás, porcos, bambis, peixes, urubus, raposas, leões ou galos. O importante é que somos uma fauna travestidos de torcedores que preservamos o direito de nos sacanearmos mutuamente, sem ofensas.

Pois, acima de tudo o que deve prevalecer é a amizade.

Anúncios

Um comentário em “Amizade acima de tudo!

Os comentários estão fechados.