NBB · Opinião do autor · Todos os posts

Basquetebol e cidadania

Amigos do Basquetebol

A LDB além de proporcionar o desenvolvimento de jovens atletas, também proporciona ações de cidadania.

As ações sociais realizadas durante a primeira fase da LDB, realizada em São Sebastião do Paraíso, mostraram o quanto é importante a participação dos nossos jovens junto a uma realidade que nem sempre eles têm a oportunidade de vivenciar.

A interação com idosos que participam de um lindo projeto de atividade física (Vida Ativa), com crianças e jovens da APAE e com idosos do asilo S.Vicente deram a todos os integrantes da LDB (atletas, técnicos e staff) a chance de aprender com essas pessoas.

Aprendemos com a alegria dos “velhinhos e velhinhas” do Vida Ativa. A disposição e a vibração dessas pessoas são contagiantes. Ver senhorinhas brincando com  a bola e “jogando” ao lado dos atletas (que muitas vezes tinham quase o dobro de sua estatura) foi algo para deixar nossa alma lavada de alegria. Ver o Seu João (90 anos) dançando, jogando e arremessando foi impagável. Ver os meninos e os técnicos participando com muita disposição e entusiasmo, mesmo depois de duras jornadas de competição foi gratificante.

Aprendemos com as crianças e jovens da APAE. Dançar a quadrilha, tocar viola, brincar com cadeirantes foi, segundo as palavras de alguns membros do staff, “emocionante”. Muitos tiveram que disfarçar as lágrimas. Receber o carinho desses meninos e meninas e ver a satisfação em seus rostos foi inesquecível.

Aprendemos muito no asilo. Aprendemos como é dura a realidade das pessoas que são deixadas na instituição. Alguns nem se lembravam a quanto tempo estavam lá. Outros necessitando de uma simples “papo” para tornar seu dia um pouco menos sofrido.  Curtimos o senhorzinho “campeão de truco”, exibindo com muito orgulho seu troféu.

Aprendemos a respeitar um pouco mais as pessoas. Pessoas que não são melhores ou piores do que nós. Pessoas que por alguma circunstância tiveram de enfrentar algumas (ou muitas) agruras em suas vidas. Aprendemos que a vida pode nos trazer surpresas e que temos que pensar nas pessoas que necessitam de apoio e ajuda.

Enfim, saímos desta jornada muito melhores. Não só na quadra. Na vida.

Neste jogo não tivemos perdedores. Todos vencemos. E isto é que deve ser considerado como nossa verdadeira vitória.

Parabéns à LDB pela iniciativa, parabéns aos atletas e técnicos pelos lindos momentos que proporcionaram aos idosos e às crianças e jovens.

E muito obrigado pela oportunidade de termos aprendido tanto.

APAE5DSC03313

 

APAE3

DSC03306

DSC03317

APAE4

Asilo2

Anúncios

Um comentário em “Basquetebol e cidadania

  1. Grande Dante temos visto algumas ações de nossos clubes neste sentido que devem ser divulgadas e incentivadas (seguir o exemplo da NBA Cares dentro da nossa realidade). Parabéns a todos pelas ações…

Os comentários estão fechados.