Mestres do Basquetebol · Todos os posts

Jordan vs Kobe by Phil Jackson

Amigos do Basquetebol

Em seu livro “Eleven Rings” Phil Jackson (o maior vencedor de títulos da NBA – 6 com o Bulls e 5 com o Lakers) faz uma série de considerações sobre Michael Jordan e Kobe Bryant.

Segundo ele, foram os dois maiores jogadores que teve a oportunidade de dirigir e eles apresentam muitas semelhanças, mas muitas outras diferenças que sempre intrigaram o premiado “coach”.

Segundo as palavras de Jackson,

“Ambos têm um senso competitivo muito apurado e aparentemente impermeáveis à dor. Os dois atletas atuaram em muitas partidas sob condições muito ruins de saúde, com intoxicações alimentares, ossos fraturados o que colocaria qualquer mortal fora de combate.

Sua incrível resiliência fazia com que tornassem possível o impossível, realizassem arremessos com adversários pendurados em seus braços mas com estilos diferentes. Jordan usava sua força física, enquanto Kobe utilizava mais movimentos refinados.

Jordan era muito forte com ombros largos e mãos muito grandes o que facilitava o controle da bola. Ele tinha movimentos e fintas muito rápidos. Kobe é mais flexível.

Outra diferença interessante é o arremesso e o estilo de jogo. Jordan tinha um arremesso mais preciso do que Kobe. Seu percentual de acertos fica em torno de 54% enquanto Kobe acerta em média 45%. Jordan tinha um estilo de jogo mais natural deixando que o “jogo viesse até ele”. Kobe tende a procurar mais o jogo, forçando as ações principalmente quando as coisas não aconteciam do jeito que ele queria. Em uma situação desfavorável de ataque, Jordan voltava sua atenção para a defesa ou para os passes, enquanto Kobe insiste até que as coisas voltem a seu favor.

Inquestionavelmente, Jordan era um defensor que intimidava seus adversários. Ele saia de corta-luz ou dificultava o arremesso de qualquer adversário.

No nível pessoal, Jordan era mais carismático e agregador. Ele sempre gostou de estar com seus companheiros de equipe e seguranças jogando cartas, fumando charutos e contando piadas. Já Kobe sempre foi mais reservado desde sua adolescência, principalmente porque ele era sempre o mais jovem entre seus companheiros de equipe. Quando ele chegou aos Lakers (vindo direto da high school) ele evitava confraternizar com os demais membros da equipe. Mas com o tempo isto foi mudando e ele procurava conhecer mais seus colegas de equipe, principalmente nas viagens.

Ambos possuem uma inteligência acima do normal para o basquetebol. Mas não os considero “intelectuais” no senso geral da palavra. Jordan veio da U.North Carolina e tem um dom especial para a matemática, mas nunca se interessou muito pelos livros que eu indicava. Kobe, por sua vez, passou a se interessar pelos livros ao longo do tempo e sempre me pedia sugestões de leituras, especialmente, sobre o tema liderança.

Na minha opinião, a maior diferença entre os dois está no fato de Jordan ter mais habilidades para liderar. Ele sempre teve uma grande habilidade de controlar seus companheiros em situações críticas da equipe. Kobe ainda tem um longo caminho a percorrer nesse sentido. Mas com o tempo isto tenderá a mudar.”

Dois grandes atletas que viveram épocas diferentes do basquetebol mas que representam o que há de melhor em termos de habilidade e inteligência de jogo. Eu queria os dois no meu time!!! (esta frase é minha)

Tradução e adaptação: Dante De Rose Junior – p. 283-286.

Michael Jordan

kobe_bryant_biography_3

Anúncios

2 comentários em “Jordan vs Kobe by Phil Jackson

  1. Parabens Prof. Dante pela as informações, que são muito interessantes, mas ainda sou mais o JORDAN….!

Os comentários estão fechados.