Mundial Masculino · Opinião do autor · Todos os posts

Rumo à Copa do Mundo da Espanha

Amigos do Basquetebol

Agosto e setembro são os meses que irão definir os participantes da Copa do Mundo de Basquete a ser realizada na Espanha em 2014.

A Copa do Mundo será disputada por 24 seleções assim distribuídas:

Estados Unidos (campeão Olímpico), Espanha (país sede), 4 convidados FIBA, 6 países da Europa, 4 das Américas, 3 da Ásia, 3 da África e 2 da Oceania.

As eliminatórias continentais ocorrerão na seguinte ordem:

Ásia – de 1 a 11 de agosto nas Filipinas – dela participam 15 equipes. As favoritas para a obtenção das vagas são: China, Irã, Japão, Coreia e Jordânia.

Oceania – dias 14 e 18 de agosto numa disputa em dois jogos entre Austrália e Nova Zelândia, na aberração que a FIBA continua a praticar em detrimento do continente europeu como veremos mais à frente.

África – de 20 a 31 de agosto  na Costa do Marfim. Serão 16 equipes das quais as favoritas para as três vagas são: Costa do Marfim, Tunísia, Nigéria, Angola e Egito.

Américas – de 30 de agosto a 11 de setembro na Venezuela. Dez equipes disputarão as quatro vagas. Os países mais cotados para obter as vagas são Brasil, Argentina, Venezuela, Canadá, Porto Rico e Rep. Dominicana.

Europa – de 4 a 22 de setembro na Eslovênia.  Serão 24 países lutando pelas seis vagas, o que torna a eliminatória europeia uma verdadeira guerra pela qualidade das equipes (lembrem-se que na Oceania há duas equipes “lutando” por duas vagas – configurando uma grande disparidade). Os países com maiores chances de classificação são: Eslovênia, Rússia, Lituânia, Croácia, Sérvia, Monte Negro, França, Turquia, Grécia, Alemanha e Itália.

Com certeza teremos grandes disputas e torceremos muito para o Brasil disputar mais um mundial. Aliás, juntamente com os Estados Unidos, o único país a participar de todas as edições do evento.

Sobre distribuição de vagas leiam os posts publicados anteriormente – http://bit.ly/mWnY2C e http://bit.ly/14e0XHO

Anúncios