Basquetebol Europeu · Todos os posts

Eurobasket: começa a briga por seis vagas

Amigos do Basquetebol

Começa hoje o melhor torneio (na minha opinião) continental classificatório para a Copa do Mundo da Espanha em 2014.

A Eurobasket reúne 24 equipes que lutarão por seis vagas (a Espanha já está classificada como país sede).

As equipes estão divididas em quatro grupo e de cada um deles, três estarão classificados para a fase seguinte onde serão reunidos em dois grupos de seis equipes. O grupo E reunirá as equipes de A e B e o grupo F as equipes de C e D. Desses dois grupos os quatro melhores classificados disputarão as quartas de finais no sistema de cruzamento olímpico.

Os grupos são os seguintes (classificação no ranking da FIBA e colocação no último Mundial). Em negrito meus palpites para classificação na primeira fase.

A: Ucrânia (50 – np); Grã Bretanha (22 – np), França (8 – 13); Alemanha (13 – 17); Israel (31 – np); Bélgica (- – np)

B: Bósnia Herzegovina (50 – np); Lituânia (5 – 3); Macedônia (34 – np); Montenegro (77 – np); Sérvia (12 – 4); Letônia (39 – np)

C: Polônia (40 – np); Eslovênia (14 – 8); Espanha (2 – 6); Croácia (15 – 14); Rep. Tcheca (61 – np); Geórgia (50 – np)

D: Finlândia (48 – np); Grécia (4 – 11); Rússia (6 – 7); Itália (21 – np); Suécia (- – np); Turquia (7 – 2)

Muitas serão os desfalques por conta de contusões, dispensas, aposentadorias e problemas com a NBA. Destaques para Pau Gasol, Navarro, Reyes, Mirotic, Sada e Ibaka (Espanha), Palninic e Popovic (Croácia) , Kanter (Turquia), Pekovic (Montenegro), Nowitsky e Kaman (Alemanha), Teodosic, Macvan e Micov (Sérvia), Songalia, kaukenas e Jasikevicius (Lituânia), Lorbek e Begic (Eslovênia), Khryapa, vorontsevich e Kirilenko (Rússia), Gallinari (Itália).

Apesar desta verdadeira seleção mundial de ausências, com certeza, a Euro será uma competição de altíssimo nível e que deixará de fora equipes importantes e de muita qualidade do basquetebol mundial.

Correndo o risco de errar muito deixo aqui meu palpite para os seis classificados:

França, Eslovênia, Lituânia, Sérvia, Croácia e Rússia.

Anúncios