Colaboradores · Psicologia do Esporte · Todos os posts

Como lidar com o fracasso

Amigos do Basquetebol

Mais uma grande colaboração do Prof. Hermes Balbino

Como você age quando se depara com algum tipo de insucesso?

A busca cega pelas vitórias e pela perfeição distorce a possibilidade de aprender com os erros. Para os atletas vencedores, um erro ou uma derrota pode significar um resultado de um processo que precisa de melhoria constante; ao pensarem assim, esses esportistas colocam-se na posição de eternos aprendizes. Isso aquece a chama da constante renovação dos propósitos que os mantém motivados no cumprimento de um objetivo maior, que está alinhado à sua Missão pessoal. Diz um provérbio budista que “a flecha que atinge o alvo é resultado de cem erros”. Encarar o resultado mal sucedido com gosto de fim de mundo traz angústia e sofrimento, e nos desvia do caráter mais profundo da expressão de nossos talentos.

O fracasso pode ser encarado como um sinal para reforçar o aprendizado em algum tipo de situação e quando aparece, cria uma oportunidade de desenvolvimento em alguma área que estava necessitando de progredir ou de algum ajuste mais detalhado. No aikidô o lutador une-se à força da oposição adversária e move-se com ela, utilizando-a para evitar o golpe de ataque. Considera-se assim a força oponente como um aparente revés na vida: aceitá-la e unir-se a ela, assimilando o aprendizado em benefício próprio. Michael Jordan, o espetacular jogador de basquetebol, diz que “o insucesso nos deixa mais perto de chegar onde se quer chegar”. Para lidar com esse tipo de situação, aconselha “sempre pensar positivo e buscar em cada fracasso o ‘combustível’ para uma nova tentativa”.

Muitos pequenos milagres podem ocorrer em seu dia. Tome os pequenos fracassos como feedbacks para o reajuste de rota. É possível utilizar essas situações de aparente insucesso como sinais de que o caminho tomado precisa de outra maneira de condução. Usar a flexibilidade de comportamentos oferece mais opções para resolver os desafios diários. Aprender com os fracassos é descobrir novas maneiras de se aproximar de uma conquista.

Disse Paul Valéry: “A fraqueza da força é crer apenas na força”.

Anúncios

Um comentário em “Como lidar com o fracasso

Os comentários estão fechados.