História do Basquetebol · Todos os posts

Escolha seu número…

Amigos do basquetebol

Este post surgiu após um ótimo texto do mestre Wlamir Marques falando de sua preferência pela camisa 5, número que o acompanhou durante toda sua brilhante carreira.

A escolha de um número acontece a partir de vários fatores: superstição, uma data significativa, a imitação de um ídolo ou, simplesmente uma coincidência.

Seja qual for o motivo a escolha de um número tem seu significado. Eu, por exemplo, sempre simpatizei com o 5. Influência direta do meu grande ídolo e mestre Wlamir (o melhor de todos os tempos). Jogava com a 5, nas minhas apostinhas na mega sena e na loteria federal, sempre procuro números com final 5. A verdade é que nunca ganhei nada nessas apostas, mas o 5 é meu “numero de sorte”.

Quando não podia jogar com a 5 eu escolhia a 11. Por que? O motivo era o Menon, outro “monstro” do basquetebol brasileiro. E assim acontece com a maioria esmagadora dos atletas no basquetebol.

Ás vezes o número tem que ser trocado. Principalmente na seleção quando dois atletas que jogam com um determinado número em seus clubes têm que abrir mão desse número. Exemplo: Paula e Hortência usavam a 4 em seus clubes e na seleção, quando estavam juntas, Hortência era a 4 e Paula a 8.

Quem não se lembra de camisas famosas pelo mundo afora? Jordan (23), Kareem, Pippen e Bird (33), Magic Johnson e Barkley (32), Toni Kukoc (7), LeBron (6), Petrovic (4), Alexander Petrov (12), Cosic (11), Meneghin (11),  Delibasic (15), Paulauskas (5), Arturo Guerrero (5), Sergei Belov (10), Dalipagic (14), Corbalan (11), Brabender (14), Tkachenko (11), Tony Parker (9), Scola (4), Volkov (4), Piculin Ortiz (4), Sabonis (15), Daumau (14)…..

Entre as meninas como não lembrar de Semenova (10), Laureen Jackson (15), Ann Donovan (7), Cherryl Miller (9), Thereza Edwards (4), Cynthia Cooper (14), Leonor Borrel (4), Kousnetzonva (15), Michelle Tims (7), Haixa Zheng (11), Liza Leslie (9), Regla Hernandez (11), Maria Stepanova (11), Valdemoro (9), Penny Taylor (7).

No Brasil muitos números ficaram definitivamente ligados à pessoas. Alguém imagina Wlamir com outra camisa que não a 5? Oscar sem a 14? Bira jogando com outro número que não o 6? Como disse antes, alguns jogadores em seus clubes jogavam com um determinado número mas na seleção, devido à concorrência eram obrigados a mudar. Mas quando se fala em seleção o que vale é jogar, não importando o número.

Segue uma lista de atletas com os números usados na seleção nacional, lembrando que muitos usavam números diferentes em seus clubes. Com certeza vai faltar muita gente. Então deixo a vocês o desafio de completar esta lista (ou corrigí-la).

A numeração aqui considerada é a oficial da FIBA que passou a vigorar nos campeonatos oficiais da década de 1950. Antes disto os números eram aleatórios. O grande Algodão, por exemplo, jogava com a número 3. Foram considerados os (as) atletas que utilizaram os números em, pelo menos, três Campeonatos oficiais (Pan Americanos, Mundiais e/ou Jogos Olímpicos).

Masculino/Feminino

4 – Amaury, Dodi, Nilo, Marcelo Machado, Paulinho Vilas Boas/ Laís Elena, Hortência, Adrianinha

5 – Wlamir, Fausto, Guerrinha/Heleninha, Branca, Helen

6 – Bira, Gerson/ Zilá Nepomuceno, Adriana Santos

7 – Carioquinha, Pipoka/Elzinha, Vânia Hernandez, Leila

8 – Hélio Rubens, Alex/Nilza

9 – Marquinhos, Victor, Cadum, Demétrius, Marcelinho Huertas, Rosa Branca/ Maria Helena, Janeth

10 – Mauri, Leandrinho , Helinho, Jatir, Gilson/Norminha

11 – Menon, Edson Bispo, Anderson Varejão, Marcel/Marta

12 – Sucar, Giovannonni, Adilson/Coca, Vânia Teixeira, Érika

13 – Edvar, Marcelo Vido, Nenê, Victor/Suzete, Alessandra, Marlene

14 – Oscar, Rogério, Waldemar, Zé Geraldo/Delcy

15 – Israel, Mosquito, Thiago Splitter/Kelly, Simone Pontello

E você? Qual seu número preferido?


Camiseta jpg

Anúncios

6 comentários em “Escolha seu número…

  1. Por incrivel que pareça eu também sempre usei a camisa numero 5 por conta da minha admiração pelo GRANDE WLAMIR MARQUES. Até hoje quando é necessaria a escolha de um numero, pronto é ele o 5. Dante, até na Mega Sena, assim como vc os numeros escolhidos tem a ver com o cinco, também nunca ganhei nada, mas continuo insistindo.
    VIVA WLAMIR
    Um grande abraço.

  2. Dante, boa noite! Número preferido: 12.

    Muito obrigada e excelente semana.

  3. E cadÊ o Rolando com a 8? 14 anos com a seleção brasileira e primeiro brasileiro a jogar na NBA, ele merece uma citação 🙂

Os comentários estão fechados.