NBB · Opinião do autor · Todos os posts

LDB: a melhor notícia do basquetebol em 2013.

Amigos do Basquetebol

O ano de 2013 pode ser considerado um ano triste para o basquetebol brasileiro.

Apesar da conquista da vaga para o Mundial Feminino, da vinda do Torneio Intercontinental que reuniu Pinheiros e Olympiakos, a volta de Leandrinho, o fracasso da nossa seleção masculina na Copa América e que nos custou a vaga para a Copa do Mundo na Espanha em 2014, foi o fato marcante (de forma negativa) do nosso basquetebol.

Mas em meio a tudo isto consolidou-se a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquetebol) através de um Campeonato que reuniu 20 equipes sub-22 representando 10 Estados e o Distrito Federal.

Um campeonato que proporcionou às equipes realizar 28 jogos cada uma em sua fase classificatória (um número expressivo principalmente para equipes de alguns estados que não têm a oportunidade de jogar tantas vezes em seus campeonatos regionais).

Um campeonato que proporcionou o intercâmbio de técnicos e uma grande troca de experiências entre eles  e entre outros técnicos já consagrados no NBB. Palestras, clínicas e encontros para se discutir diferentes aspectos do basquetebol.

Um campeonato que proporcionou também o aparecimento e desenvolvimento de jovens árbitros que também começam a despontar no NBB.

E principalmente, um campeonato que revelou jovens talentos e afirmou a condição de outros jovens que já fazem parte e brilham em suas equipes no NBB.

Tive a honra e o orgulho de participar de todo este movimento desde sua primeira fase e sou testemunha da evolução do projeto em todos os sentidos. Participar de um campeonato que afirmo, sem medo de errar, pode ser equiparado em termos de organização a qualquer evento de altíssimo nível foi uma experiência fantástica.

Oferecer às equipes as melhores condições de hospedagem, alimentação e transporte foi uma demonstração de respeito às instituições e atletas. Discutir e resolver os poucos problemas surgidos de forma democrática foi outro ponto alto desta organização. Respeitar os horários e protocolos foi fundamental para a manutenção da seriedade da competição assim como tratar a todos de forma igualitária sem privilégios.

Agora chegamos à fase final da LDB. Oito equipes disputarão o sonhado título (26 a 30 de dezembro – Ginásio do Flamengo). Todas imbuídas do melhor espírito competitivo e com suas forças máximas. Com certeza teremos uma torneio eletrizante.

Novamente estarei lá para participar. E com muito orgulho. Pois, com certeza, a LDB foi a melhor notícia do nosso basquetebol neste ano de 2013.

Aproveito para desejar a todos meus amigos e seguidores um Feliz Natal e um ano de 2014 com muita paz, saúde e Basquetebol.

1513203_687856531248548_785475816_n

Anúncios

2 comentários em “LDB: a melhor notícia do basquetebol em 2013.

Os comentários estão fechados.