História do Basquetebol · Mundial Masculino · Todos os posts

O Brasil e seus adversários na Copa do Mundo: 1a. fase

Amigos do Basquetebol

Foi realizado o sorteio dos grupos para a primeira fase da Copa do Mundo de Basquetebol que será realizado na Espanha de 30 de agosto a 14 de setembro.

O Brasil vai fazer parte do Grupo A, que jogará em Granada e que contará com as seguintes equipes: Espanha, França, Sérvia, Egito e Irã.

É um grupo muito difícil pois conta com a Espanha (atual vice-campeã mundial e vice-campeã europeia), França (campeã europeia) e Sérvia (4a. colocada no último mundial e um país com uma grande tradição no basquetebol mundial).

Algumas curiosidades sobre nossos adversários:

– Em Mundiais, o Brasil enfrentou a Espanha 7 vezes, obtendo somente 1 vitória. Contra a França foram 3V e 1D; uma derrota contra a Sérvia e uma vitória contra Egito e Irã;

– O Brasil participou de todas as edições do Mundial (16) obtendo o bi-campeonato em 1959 e 1963. Em 2010 terminamos em 9o. Já a Espanha participou de 10 campeonatos, com um título em 2006 e 6o. em 2010. A França participou de 6 campeonatos e seu melhor resultado foi o 4o. lugar em 1954. Em 2010 obteve um modesto 13o. a Sérvia participou de 2 campeonatos sendo seu melhor resultado o 4o. lugarem 2010. O Egito tem 3 participações e um 5o. lugar em 1950. Já o Irã em sua única participação obteve o 19o. lugar em 2010.

– No ranking da FIBA, a Espanha ocupa a 2a. colocação; a França é 8a.; Brasil é 10o.; Sérvia é 11o.; Irã é 20o e Egito o 46o.

O Brasil deverá obter sua classificação, já que os 4 primeiros do grupo passarão às oitavas de final e enfrentarão os 4 melhores classificados do grupo B que tem Filipinas, Senegal, Porto Rico, Argentina, Grécia e Croácia.

Esperemos que a CBB consiga resolver os costumeiros problemas que impedem a vinda dos atletas da NBA e faça um planejamento adequado para que aproveitemos essa grande oportunidade que nos foi dada através do convite.

Anúncios