NCAA · Opinião do autor · Todos os posts

March Madness: começa o show o Basquetebol Universitário Norte-Americano

Amigos do Basquetebol

Hoje (dia 20) começa o show do basquetebol universitário Norte-Americano. O chamado “March Madness” que reúne as 64 melhores equipes universitárias dos Estados Unidos.

Neste ano o Final Four será disputado na North Texas University (5 a 7 de abril). Para chegar lá as equipes enfrentam uma maratona de jogos eliminatórios.

Os cabeças de chave nesta competição são: Florida (Sul), Virgínia (Leste), Arizona (oeste) e Wichita State (meio oeste). No ano passado os quatro finalistas foram Louisville (campeão), U.Michigan (vice), Syracuse e Wichita State.

Três destas equipes medirão forças no mesmo torneio regional – meio oeste – Wichita State (#1), Michigan (#2) e Luoisville (4). Syracuse estará no torneio do sul onde ocupa a 3a. posição.

Um pouco de história

O torneio da NCAA é disputado desde 1939 e o primeiro campeão foi a U.Oregon. De lá para cá mais 33 universidade conquistaram o título do mais importante torneio de basquetebol dos Estados Unidos (fora NBA).

A UCLA do lendário John Woodden é a maior vencedora com 12 títulos. Segue Kentucky com 7, North Carolina e Indiana 5, Duke 4, Lousville, Kansas e Connecticut 3, Florida, Michigan State, San Franciso, North Carolina State, Cincinatti o Oklahoma State 2. E com um título temos as seguintes universidades: Syracuse, Maryland, Arozona, Arkansas, Califórnia State, La Salle, Utah, Wyoming, Oregon, Las Vegas, Michigan, Villanova, Georgetown,Marquette, Loyola, Ohio State, CCNY, Holly Cross, Stanford e Wisconsin.

Com certeza será um torneio empolgante e como sempre as zebras aparecerão (as chamadas “Cinderellas”). Eu costuma dar meus palpites e tenho errado muito. Mas não custa continuar tentando. Meus finalistas serão: UCLA, Michigan State, Arizona e Duke. E o campeão será minha querida UCLA que não vê título desde 1995. É claro que o coração falou mais alto.

Uma das lenda´rias equipes da UCLA da década de 60. Ao centro o então Lew Alcindor que se tornaria Kareem Abdul Jabbar, um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos.
Uma das lendárias equipes da UCLA da década de 60. Ao centro o então Lew Alcindor que se tornaria Kareem Abdul Jabbar, um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos.
Anúncios

Um comentário em “March Madness: começa o show o Basquetebol Universitário Norte-Americano

Os comentários estão fechados.