Basquetebol Europeu · Opinião do autor · Todos os posts

Euroliga 2014: a festa do Final Four

Amigos do Basquetebol

Com algum atraso, justificável pelo fato de ter publicado minhas homenagens ao título mundial conquistado por nossas meninas em 1994, escrevo sobre minha experiência no Final Four da Euroliga realizado em Milão no mês de maio.

Foi realmente uma momento marcante na minha vida de “basqueteiro”. Aqueles que me acompanham sabem da minha admiração pelo basquetebol europeu. E nada melhor do que contemplar esta admiração participando do momento mais importante da Euroliga.

O Final Four foi realizado no Mediolanum Fórum de Milão, ginásio com capacidade para 15 mil espectadores. E os 15 mil lugares foram tomados por uma torcida vibrante, com destaque para os aficionados do Maccabi, que deram um show durante as partidas e, especialmente, na final brilhantemente vencida pelos Israelenses.

Os jogos foram muito equilibrados, com exceção daquele pelo qual tinha a maior expectativa – Real Madrid x Barcelona – vencido pelo time madrilenho por quase 40 pontos. Na outra semifinal – Maccabi x CSKA Moscow – deram um show de emoção e a equipe do Maccabi, depois de perder o jogo todo (chegando a 15 pontos de diferença) venceu em uma bola roubada pelo espetacular Tyrese Rice, numa bobeada do russo Fridzon (sim aquele que converteu aquele bola de 3, contra o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres – dizem que foi praga de brasileiro).

A disputa de terceiro lugar, como sempre acontece teve um sabor de comida sem sal. E o Barcelona, pelo menos recuperou-se do vexame da rodada anterior.

Aí veio a final. Um verdadeiro show antes do jogo. A apresentação das equipes foi arrepiante. Os intervalos de tempo preenchidos pelas belíssimas dançarinas russas, ucranianas e lituanas e um coral maravilhoso no intervalo.

E o jogo! Que jogo! Equilibradíssimo. E novamente o Maccabi mostrou sua força coletiva e sua consistência vencendo uma equipe fantástica que possui dois gênios do basquetebol: Rudy Fernandez e Sérgio Rodriguez. Mas o Maccabi tinha Rice (MVP do torneio), Hickman (armador sensacional) e Baby Shaq (uma parede humana).

A festa foi maravilhosa. Os torcedores do Maccabi que já tinham invadido Milão foram à loucura. A volta para o hotel foi em um metrô apinhado de camisas amarelas e com muita vibração.

Além de tudo isto, o Final Four montou uma Fan Fest na praça do Duommo de Milão onde milhares de pessoas puderam desfrutar de inúmeras atrações relacionadas ao basquetebol: atividades para a criançada, torneios 3×3, campeonatos de arremessos e novamente as belíssimas dançarinas russas, ucranianas e lituanas.

Enfim, foi mais um momento marcante de minha vida “basqueteira”: 3 mundiais masculinos, 2 mundiais femininos, 3 Jogos Olímpicos e agora o Final Four da Euro. Mas não paro aqui. Em agosto/setembro tem Copa do Mundo na Espanha. E lá estarei para vibrar com o basquetebol e quem sabe, com uma grande atuação de nossa seleção.

Fórum Mediolanum Milão
Fórum Mediolanum Milão
A vibrante torcida do Maccabi
A vibrante torcida do Maccabi

 

As dançarinas na Fan Fest
As dançarinas do CSKA na Fan Fest
As crianças na Fan Fest
As crianças na Fan Fest
A festa dos campeões
A festa dos campeões

 

 

 

 

Anúncios