História do Basquetebol · Mundial Masculino · Todos os posts

Copa do Mundo de Basquetebol Masculino: grupo C

Amigos do Basquetebol

O próximo grupo a ser analisado é o Grupo C que terá os seguintes países: Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia,  República Dominicana, Turquia e Ucrânia. Este grupo que jogará em Bilbao,  enfrentará os classificados do grupo D (Angola, Austrália, Coreia, Lituânia, México e Eslovênia). Duas vagas estão garantidas, na minha opinião: Estados Unidos e Turquia (final do Mundial de 2010). As duas vagas restantes serão disputadas de forma muito equilibrada, sendo difícil apontar dois candidatos.

Títulos

Dentre os componentes do grupo B somente os Estados Unidos tiveram a oportunidade de subir ao lugar mais alto do pódium (4 vezes). A Turquia foi prata em 2010 e os demais nunca tiveram participação destacada.

Vagas

Os países deste grupo obtiveram a vaga para a Copa do Mundo da seguinte maneira: Estados Unidos (Campeão Olímpico), Finlândia (convite), Nova Zelândia (2o. da Oceania), República Dominicana (3o. das Américas), Turquia (convite) e Ucrânia (6o. da Europa).

Participações, vitórias/derrotas, colocação em 2010 e ranking da FIBA

Estados Unidos: 16; 114/27; 1o. 10.

Finlândia: nunca participou de mundiais – 39o. do ranking da FIBA

Nova Zelândia: 4; 10/16; 12o.; 19o.

Rep. Dominicana: 1; 2/5; np; 26o.

Turquia: 3; 18/8; 2o. 7o.

Ucrânia: nunca participou de mundiais – 45o. do ranking da FIBA

 Confrontos

Este é o grupo com o menor número de confrontos já realizados em todos os tempos em mundiais. Somente três confrontos aconteceram:

Estados Unidos x Rep. Dominicana: 1/0; 1978 – 104 x 65

Estados Unidos x Nova Zelândia: 1/0; 2002; 110 x 62

Estados Unidos x Turquia: 1/0; 2010; 81 x 64

Equipes e seus destaques

Estados Unidos: média de idade -24 anos. Ao lado da Espanha é sempre o grande favorito. Apesar de ainda não ter definido a equipe e de ter perdido seus maiores astros por solicitação de dispensa, a lista dos 16 atletas pré-relacionados apresenta uma mescla de grandes estrelas e atletas que, apesar de muita qualidade, ainda não são os protagonistas da Liga Norte Americana. Destaque para James Harden e Derek Rose (este único remanescente da campanha de 2010).

Finlândia: média de idade – 29 anos. A equipe foi a grande surpresa dos convites feitos pela FIBA. Nono colocado na Euro, a Finlândia é uma equipe que pode surpreender e obter uma das vagas. Seus destaques são os atletas Erik Murphy (Utah Jazz) e Koponem (Khimki – Rússia)

Nova Zelândia: média de idade – 27 anos. Com um time sem grandes estrelas a Nova Zelândia brigará por uma das vagas do grupo. Não há destaques pois os atletas da equipe jogam em clubes do próprio país, da Austrália e em algumas universidades americanas.

República Domincana: média de idade – 30 anos. Equipe experiente e com grandes chances de classificação. Fez um excelente pré-mundial das Américas e conta com atletas que atuam na Espanha (Baez, Vargas e Feldeine), na NBA (Francisco Garcia – Houston Rockets), no Brasil (Ronald Ramon – Limeira e Quesada – S.José) além do excelente pivô Jack Martinez.

Turquia: média de idade – 27 anos. A Turquia apesar de ter feito uma péssima campanha na Euro (17o.) pode ser considerada como uma das classificadas deste grupo. Com uma equipe muito remodelada, conta com atletas muito experientes e que disputam a Euroliga por equipes importantes da Turquia (Tunceri, Osman, Arslan e Akyol) além de Kunter que atua pelo Utah Jazz.

Ucrânia: média de idade – 25 anos. Uma verdadeira incógnita. Sem atletas de destaque no cenário internacional entrará na briga pela quarta vaga. Um único jogador, Kravtsov atua na NBA (Phoenix Suns).

Anúncios