História do Basquetebol · Mundial Masculino · Todos os posts

Copa do Mundo de Basquetebol Masculino: grupo D

Amigos do Basquetebol

Agora é o momento de analisar o último grupo da Copa do Mundo. O Grupo D é formado por Angola, Austrália, Coreia, Lituânia, México e Eslovênia. Em minha opinião é o grupo mais fraco onde deverão se destacar Austrália, Lituânia e Eslovênia. Acredito que México e Angola brigarão pela quarta vaga.

Títulos

Nenhuma equipe do Grupo D teve a oportunidade de obter um título mundial. O melhor resultado entre as equipes do grupo foi o terceiro lugar da Lituânia no Mundial de 2010 na Turquia.

Vagas

Os países deste grupo obtiveram a vaga para a Copa do Mundo da seguinte maneira: Angola (1o. da África); Austrália (1o. da Oceania); Coreia (3o. da Ásia); Lituânia (2o. da Europa), México (2o. das Américas) e Eslovênia (5o da Europa).

Participações, vitórias/derrotas, colocação em 2010 e ranking da FIBA

Angola: 6; 12/29; 15o; 15o

Austrália: 10; 32/42; 10o.; 9o

Coreia: 6; 9/32; np; 31o.

Lituânia: 3; 18/9; 3o.; 4o.

México: 4; 15/14; np; 24o.

Eslovênia: 2; 7/8; 8o.; 13o.

 Confrontos

Neste grupo os seguintes confrontos aconteceram em Mundiais (v/d; último confronto; resultado)

Angola x Austrália: 1/1; 2010; 55 x 76

Angola x Coreia: 1/1; 1994; 71 x 75

Austrália x Coreia: 1/1; 1994; 87 x 85

Austrália x Lituânia: 1/1; 2006; 57 x 78

Austrália x México: 0/1; 1974; 84 x 85

Austrália x Eslovênia: 0/1; 2010; 58 x 87

Coreia x Lituânia: 0/1; 1998; 56 x 97

Equipes e seus destaques

Angola: média de idade – 28 anos. Angola tem sido presença constante nos mundiais como um dos representantes da África. Conta com dois jogadores com muita experiência, Mingas e Cipriano mas nenhum jogador atua fora do país. Deve brigar pela última vaga do grupo.

Austrália: média de idade – 26 anos. Apesar da ausência de Mills, destaque na conquista do San Antonio, a Austrália se apresenta como uma das equipes que poderá seguir muito adiante na Copa do Mundo. Quatro atletas da NBA (Bairstow – Chicago; Baynes – S.Antonio; Dellavedova – Cleveland e o jovem destaque Exum – Utha) e dois dos prinicpais atletas que atuam na Euroliga (Ingles – Macabbi e Jawai – Galatasaray) fazem desta equipe uma força desta Copa do Mundo.

Coreia: média de idade – 29 anos. Pouco a se falar desta equipe. Nenhum destaque. Todos os atletas jogam em seu país. É uma das equipes mais baixas da Copa do Mundo (média de 1,96m). Deve cair na primeira fase.

Lituânia: média de idade – 27 anos. Sempre forte e postulante ao título. O jovem Jonas Valanciunas (Toronto Raptors) é seu grande destaque. Mas a equipe também possui excelentes atletas que atuam na Europa como Jankunas (Khimki Moscou), Kalniets (Lokomotiv), Lavrinovic (Ucrânia) e Pocius (Galatasaray). A Lituânia é garantia de bom basquetebol além de ter a torcida mais pitoresca e animada da competição.

México: média de idade – 27 anos. Apesar de ser a equipe mais baixa da competição (1,95m), o México poderá surpreender e obter a quarta vaga do grupo. Sua participação na Copa América (onde se tornou campeã) a coloca como uma das prováveis surpresas da Copa do Mundo. Três atletas se destacam nesta equipe: Ayon (Atlanta Hawks), Gutierrez (Brooklin Nests) e o excelente armador Stoll que atua na Venezuela.

Eslovênia: média de idade – 26 anos. A Eslovênia vem em uma curva ascendente no basquetebol mundial. Os últimos resultados (Mundial e Euro) a colocam como uma das grandes forças da Copa do Mundo. Os irmãos Dragic (Goran e Zoran) são os destaques e tiveram importante participação na classificação da Eslovênia. Além deles mais dois atletas merecem atenção: Lorbek (Barcelona) e Slokar (Estudiantes). Time forte e que vai dar muito trabalho.

Anúncios