Mundial Feminino · Todos os posts

Bye Bye Brasil!

Amigos do Basquetebol

Terminada a fase de oitavas de final e o óbvio aconteceu. O Brasil está novamente fora da disputa por posições mais honrosas em campeonato mundiais femininos como já havia acontecido em 2010.

A França nos derrotou (61 x 48) em um jogo tecnicamente muito ruim e que, infelizmente, demonstrou o quanto nosso basquetebol feminino está em um nível abaixo das principais potências mundiais.

Apesar de termos uma equipe bem remodelada e que até pode nos render frutos futuros o que vimos hoje e, durante toda a competição, foi uma equipe que peca no que é básico para um bom desempenho em qualquer esporte: o fundamento.

Fica dificil até para um técnico qualificado como é o caso do Zanon montar qualquer sistema de jogo quando vemos erros básicos de passes, defesa e, principalmente, arremessos (sejam eles da distância que for). Vejam os números da nossa seleção no final deste post.

Sinceramente, fico triste com esta situação pois, não é possível que ao chegar a uma seleção nacional algumas atletas não dominem os fundamentos do jogo.

O que seria isto: inexperiência? nervosismo? falta de treinamento? ou falha na formação?

Como todos sabemos nosso basquetebol feminino agoniza em termos nacionais com pouquíssimas equipes e com pouquíssimos centros que se preocupam com a formação de atletas. Os campeonatos são fracos e o aparecimento de talentos está cada vez mais difícil.

Muito triste eu estar escrevendo tudo isto, pois sei que muitas pessoas se esforçam para manter o feminino vivo. Mas a realidade é cruel e não dá para encobrí-la.

O que será de nós em 2016? Como vamos chegar aos Jogos Olímpicos? Será que podemos acreditar que até lá algo diferente vai acontecer? Difícil de acreditar.

Enfim, mais um ciclo mundial desperdiçado. Mas que, pelo menos, sirva de alerta para todos nós.

A própósito: o Mundial continua e a partir do dia 3 teremos as quartas de finais com os seguintes jogos:

Espanha x China

Turquia x Sérvia

França x Estados Unidos

Austrália x Canadá

Números do Brasil no Mundial:

Pts por jogo: 59,9 (11o.)

2 pts: 69/180 38,3% (13o.)

3 pts: 17/63 27% (15o.)

L.livres: 49/78 62,6% (15o.)

Rebotes: 36,5 (6o.)

Assists: 11,5 (15o.)

B.Recuperadas: 9,0 (3o.)

B.Perdidas: 18,0 (13o.)

Eficiência: 52,5 (12o.)

Cestinha: Erika – 10,8 pts

Eficiência: Erika – 13,5

Rebotes: Erika – 8,5

Assists: Adrianinha – 3,5

 

Anúncios