Basquetebol Europeu · História do Basquetebol · Todos os posts

Euroliga: um pouco de história

Amigos do Basquetebol

Com o inicio da Euroliga no dia 16 de outubro, trago a vocês um pouco da história deste importante campeonato.

Os campeões

De 1958 a 1965 a final era realizada em dois jogos. Nesta fase o grande campeão foi o ASK Riga, dirigida pelo lendário Alexander Gomelski. A equipe conquistou 3 títulos, seguida do CSKA e do Real Madrid com 2 títulos cada.

A partir de 1966 até 1987 a final era decidida em um único jogo. O Real Madrid foi o grande campeão desta fase com 5 títulos, seguido do Varese com 4.

Em 1988 institui-se o Final Four. E o Panathinaikos é o grande destaque desta fase com 6 títulos seguido pelo Maccabi com 4 títulos (aqui incluído uma título de uma competição paralela denominada Supra Liga).

O Barcelona foi a equipe que mais participou do Final Four – 14 aparições – seguida pelo CSKA – 13, Maccabi – 12 e Panathinaikos – 11.

Considerando-se todos os campeonatos realizados (inclusive a Supra Liga em 2001) o Real Madrid é o maior vencedor com 8 títulos. A seguir CSKA, Panathinaikos e Maccabi com 6; Varese – 5; ASK, Milan, Olympiakos e Split – 3.

Se considerarmos os países participantes temos o sequinte quadro:

Itália – 13 títulos (interesssante que o país maior vencedor da Euroliga não disputa um Final Four desde 1998 quando o Kinder Bologna obteve o título). Equipes: Ignis Varese – 5; Cantu, Milan e Kinder – 2; Simenthal e Banco Di Roma – 1

Espanha – 11 títulos. Equipes: Real Madrid – 8; Barcelona – 2; Joventut – 1

Rússia (incluindo a antiga União Soviética) – 10 títulos. Equipes: CSKA Moscow – 6; ASK Riga – 3; Dínamo – 1.

 Grécia – 9 títulos. Equipes: Panathinaikos – 6; Olympiakos – 3.

Iugoslávia – 6 títulos. Equipes: Cibona e Jugoplastika – 2; Split e Partizan – 1.

Israel – 5 títulos. Equipe: Maccabi – 5.

França – 1 título. Equipe: Limoges.

Lituânia – 1 título. Equipe: Zalguiris.

Finalistas e finais

O Real Madrid é a equipe que mais disputou finais da Euroliga – 15. Em seguida temos: Maccabi – 13; CSKA e Varese – 10; Panathinaikos e Barcelona – 7 e Olympiakos – 6.

Varese e Real Madrid fizeram a final por 4 vezes com duas vitórias cada. Varese e CSKA se encontraram 3 vezes em finais com duas vitórias dos italianos. O mesmo número de finais foi dusputado por Panathinaikos e Maccabi com duas vitórias para os gregos e entre Real Madrid e CSKA com duas vitórias dos russos.

Real Madrid - campeão europeu de 1974. Destaques para Brabender (4), Corbalan (11), Luick (13) e Rullán (12) até hoje considerados como legendas do basquetebol Madridista. Ao centro o grande técnico Pedro Ferrandiz
Real Madrid – campeão europeu de 1974. Destaques para Brabender (4), Corbalan (11), Luick (13) e Rullán (12) até hoje considerados como legendas do basquetebol Madridista. Ao centro o grande técnico Pedro Ferrandiz

Os técnicos

A Euroliga é um desfile de grandes técnicos. O maior vencedor da Euroliga é o técnico Obradovic (8 vezes) sendo 3 com o Panathinaikos. As demais equipes que ele dirigiu e venceu foram: Partizan, Joventut, Real Madrid, Kinder Bologna e Maccabi.

Alexander Gomelski é outro destaque com 4 títulos – 3 com o ASK e 1 com o CSKA. Também com 4 títulos Pedro Ferrandiz (todos com o Real Madrid); Etore Messina (2 com o Kinder Bologna, e 1 com CSKA e Maccabi); Malijkovix (2 com Jogoplastika e 1 com Partizan e Limoges).

O troféu oferecido ao melhor técnico da temporada leva o nome de Alexander Gomelski, homenagem muito merecida para aquele que foi um dos maiores técnicos do basquetebol em todos os tempo.

Obradovic - técnico vencedor de 8 títulos da Euroliga
Obradovic – técnico vencedor de 8 títulos da Euroliga

Os jogadores

Dino Meneghin é maior vencedor de títulos da Euroliga – 7 (Varese e Milan). Ossola (Varese), Luik (Real Madrid) e Alvertis (Panathinaikos) venceram por 5 vezes. Brabender, C.Rodriguez, E.Rodriguez, Lolo Saenz e Castillano (todos do Real Madrid) venceram 4 campeonatos. Além deles, Zanatta (Varese) e Jasikevícius (Barcelona, Maccabi e Panathinaikos) também venceram por 4 vezes.

A partir da temporada 2001-2002 foram instiuídos os prêmis de MVP da temporada e MVP do Final Four além da eleição da seleção do campeonato.

Navarro (Barcelona) é o jogador que mais fez parte do ALL 5 (5 vezes), seguido de Dimantidis (Panathinaikos) – 4 e Bodiroga (Barcelona) – 3. Thiago Splitter fez parte da seleção da temporada 2007-2008 e por duas vezes integrou a segunda equipe do campeonato: 2008-2009 e 2009-2010.

Diamantidis (Panathinaikos ) e Parker (Maccabi – não é o Parker do San Antonio) foram eleitos 2 vezes como MVP da temporada. Spanoulis (Oympiakos) for eleito 3 vezes MVP do Final Four e Bodiroga (Barcelona) 2 vezes.

Diamantidis e Spanoulis foram os únicos atletas eleitos MVP da Temporada e MVP do Final Four na mesma temporada. Diamantidis em 2006-2007 e em 2010-2011. Spanoulis na temporada de 2012-2013.

Dino Meneghin. O atleta com o maior número de títulos da Euroliga (7). Grande destaque do Ignis Varese e da Seleção Italiana.
Dino Meneghin. O atleta com o maior número de títulos da Euroliga (7). Grande destaque do Ignis Varese e da Seleção Italiana.

 

 

Anúncios