Basquetebol Europeu · Todos os posts

Euroliga: uma breve análise sobre as equipes

Amigos do Basquetebol

Segue uma breve análise sobre as possibilidades das equipes que disputarão a Euroliga e também um apanhado dos atletas que disputaram a Copa do Mundo de Basquetebol e desfilarão na competição.

Sobre as equipes

Como em todo campeonato, a Euroliga apresenta um quadro bastante conhecido de todos: há amplament favoritos, há as equipes que têm grandes chances de chegar, há as prováveis zebras e, é claro, aquelas que não têm, a princípio qualquer chance de se classificar para a sequência do campeonato.

Favoritos:

De acordo com a composição dos grupos e sistema de disputa posso arriscar a seguinte previsão.

GA: Real Madrid, Unics Kazan e Zalguiris são os grandes favoritos para a classificação. O Anadolu deverá também estar entre os quatro, principalmente porque foi a equipe que mais se reforçou para o campeonato. Trouxe jogadores imporantes como Saric, Krstic, Perperoglou e Lasme. Mas o maior reforço foi a vinda do lendário técnico Dusan Ivcovic. Não acredito que o Dínamo Sardegna e o Novgorod conseguirão uma das vagas.

GB: Creio que este grupo é o que tem o quadro mais provável de classificados: CSKA apesar de perder Krstic trouxe Nando De Colo e manteve sua grande base com Teodosic, Krhyapa, Kackson e Weems é o grande favorito do grupo. O Maccabi perdeu Rice e Hickman mas continua muito forte e deve ser outro dos classificados. As outras vagas deverão ficar com Unicaja e Cedevita. Mas o Limoges pode surpreender. Não acredito que o Alba Berlin terá chances de classificação.

GC: Barcelona, Fenerbahçe, Milan e Panathinaikos saem na frente. O Barcelona reforçou-se com a vinda do alemão Pleiss e manteve sua base (Huertas, Tomic, Navarro, Nachbar e a grande revelação Abrines). O Fenerbahçe trouxe Hickman (ex-Maccabi) e Erden (ex-Anadolu) e manteve o grande astro Bogdanovic e Bjelica. O Panathinaikos trouxe o uruguaio Batista e manteve seu grande armador Diamantidis. O Bayern poderá surpreender e o PGE não tem chances de classificação. É um dos estreantaes do Torneio.

GD: Neste grupo acredito que somente duas equipes estarão certas para a segunda fase: Galatasaray e Olympiakos. As outras quatro equipes (Crvena, Laboral, Valência e Neptunas) são muito equilibradas e lutarão pelas duas vagas restantes com menor chance para o Neptunas.

Muitas estrelas que estiveram na recente Copa do Mundo de Basquetebol também estarão na Euroliga.

Várias seleções estarão representadas com seis atletas:

Sérvia: Teodosic (CSKA), Bogdanovic e Bjelica (Fenerbahçe), Markovic (Unicaja), Krstic (Anadolu) e Stimac (Bayern)

Espanha: Rudy Fernandez, Sérgio Rodriguez, Felipe Reyes e Sérgio Llul (Real Madrid). Abrines e Navarro (Barcelona)

Turquia: Guller, Gonlum, Arslan e Aldemir (Galatasaray). Osman (Anadolu) e Preldzic (Fenerbahçe)

Grécia: Mantzaris e Printezis (Olympiakos), Bouroussis (Real Madrid), Zizis (Unics Kazan), Vasileaidis (Unicaja) e Vougioukas (Galatasaray)

Croácia: Tomic e Hezonja (Barcelona), Bogdanivic e Zoric (Fenerbahçe), Saric (Anadolu) e Ukic (Cedevita)

A Lituânia terá 4 representantes: Pocius (Galatasaray), Kuzminkas (Unicaja), Maciulis (Real Madrid), Jankuna (Zalguiris)

Com 1 representante temos:

França: Tillie (Laboral Kutcha)

Brasil: Huertas (Barcelona)

Senegal: Diop (Limoges)

Porto Rico: Arroyo (Galatasaray)

 

Anúncios