Entrevistas · NBB

A voz da LNB

Amigos do Basquetebol

Já é fato comprovado que a Liga Nacional de Basquete mexeu com as estruturas do nosso esporte promovendo campeonatos cada vez mais disputados, dando a esses eventos o caráter profissional que eles merecem e desenvolvendo ações no sentido de incrementar a prática do basquetebol no país como é o caso da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).

Para que tudo isto aconteça a LNB conta com uma equipe de profissionais que atuam em diferentes setores (administrativo, financeiro, técnico e comunicação), além do Conselho de Administração e Diretores.

E um dos setores que mais é exigido é o Setor de Comunicação que possui inúmeras incumbências para deixar as pessoas cada vez mais bem informadas.

Conversei com o responsável pelo Setor de Comunicação da LNB, Guilherme Buso, que esclareceu como funciona esta complicada engrenagem.

Segundo Guilherme Buso o principal objetivo da Comunicação da LNB é fornecer ao aficionado do basquetebol e ao público em geral a melhor informação sobre os eventos e com a maior velocidade possível, considerando que o basquetebol, assim como outros esportes à exceção do futebol, tem um espaço muito pequeno na mídia.

São sete pessoas envolvidas nesse processo que inclui informação, redes sociais, transmissões pela web, contato com veículos de imprensa no Brasil e no Mundo, divulgação dos campeonatos, “media day”, contatos com assessórias de imprensa dos clubes e com os meios que divulgam os campeonatos como o Sportv.

Para que isto seja possível, o trabalho vai além de ser somente uma assessoria de imprensa. Buscou-se então, a configuração de um portal que pudesse levar ao aficionado o maior número possível de informações que acontecem durante os jogos com base nas estatísticas online e que, no máximo, 15 minutos após o término das partidas apresenta os dados dos jogadores, equipes, fotos e melhores jogadas.

Todas as informações dos atletas e das equipes na temporada e em temporadas passadas podem ser acessadas no site da LNB e também através do “media guide” que é produzido todos os anos com os dados atualizados.

As equipes também recebem um tratamento especial com o “media day” que é uma sessão de fotos que é realizada com todas as equipes do NBB e da Liga Ouro no início da temporada. Essas imagens são utilizadas na divulgação dos respectivos campeonatos.

Nas redes sociais a LNB mantém o facebook (facebook.com/nbb.oficial), twiter (@NBB_Oficial) e instagram (instagram.com/nbb.oficial). A comunicação com outros órgãos de imprensa é feita através de releases e que hoje fornece informações a 1600 profissionais vinculados a cerca de 600 veículos de informação no Brasil e no exterior.

O Território LNB (www.lnb.com/território) é outro veículo importante na divulgação de assuntos relacionados com o basquetebol de forma geral.

Neste ano a grande novidade são as transmissões pela web. Está prevista a transmissão de 40 jogos, além das partidas transmitidas pela Sportv (mínimo de 60 jogos).

Como se percebe pelas informações do responsável pela Comunicação da LNB, Guilherme Buso, a Liga desenvolve um trabalho incansável para levar ao aficionado do basquetebol e ao público em geral, o que há de melhor em termos de informações sobre nosso basquetebol, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento e divulgação do nosso esporte.

Equipe de Comunicação da LNB: Bernardo Guimarães (sentado), Luiz Pires (fotógrafo), Douglas Carrareto, Roberta Ferreiera, GuilhermeBuso, Marcel Pedroza e Juan Rodrigues
Equipe de Comunicação da LNB: Bernardo Guimarães (sentado), Luiz Pires (fotógrafo), Douglas Carrareto, Roberta Ferreiera, GuilhermeBuso, Marcel Pedroza e Juan Rodrigues
Anúncios