História do Basquetebol · História do Esporte · Mundial Masculino

1959: Brasil Campeão Mundial

Amigos do Basquetebol

Ontem (31 de janeiro) comemoramos uma importante data para nosso basquetebol. O Brasil sagrava-se pela primeira vez Campeão Mundial de Basquetebol Masculino.

Foi um campeonato marcado por questões políticas que fizeram com que a União Soviética e a Bulgária sofressem punições por se recusarem a enfrentar Formosa. Esta decisão acabou favorecendo o Brasil que havia perdido da União Soviética tanto na fase de classificação quanto na fase final. Vencendo os demais adversários po Brasil acabou sendo proclamado campão superando os Estados Unidos, Chile, Porto Rico, Formosa e Bulgária.

Este foi um Mundial atípico, pois deveria ter sido disputado em 1958, mas devido a problemas no Chile ele acabou sendo adiado para o início de 1959. O Brasil vinha da disputa em dois mundiais anteriores nos quais obteve um quarto lugar na Argentina em 1950 e de um Vice-Campeonato no Rio de Janeiro em 1954.

O técnico Kanela e seu assistente João Francisco Braz contaram nesta competição com os seguintes atletas: Algodão, Amaury, Wlamir, Waldyr Boccardo, Senra, Fernando Brobó, Rosa Branca, Jatyr, Edson Bispo, Otto, Pecente e Waldemar.

Na primeira fase o Brasil venceu o Canadá (69×52) e o México (78×50) e foi derrotado pela União Soviética (73×64). Na fase final vencemos Formosa (94×76), Bulgária (62×53), Chile (76×71), Porto Rico (81×67) e Estados Unidos (81×67). Nossa única derrota aconteceu para os soviéticos (66×62) mas que acabou sendo desconsiderada em função da punição sofrida.

O cestinha do Campeonato foi Wlamir Marques que anotou 149 pontos. De acordo com o site do Hall of FAme da FIBA (http://www.halloffame.fiba.com/pages/eng/hof/indu/play/2007/p/lid_17904_newsid/19990/bio.html) Amaury foi considerado o melhor jogador do campeonato. Mas jornais do Chile e do Brasil apontavam Wlamir como o melhor do Campeonato. De qualquer forma, sendo Amaury ou Wlamir, isto só pode nos encher de orgulho.

A classificação final mostrou o Brasil como campeão, Estados Unidos (vice), Chile (3o.), Formosa (4o.), Porto Rioco (5o.), União Soviética (6o.) e Bulgária (7o.). Além dessas equipes também participaram: Argentina, Egito, Canadá, México, Filipinas e Uruguay.

Esta equipe deu início à fase de ouro do Basquetebol Brasileiro que conquistaria o Bronze Olímpico em 1960 e 1964 e se tornaria Bi-Campeão Mundial em 1963.

 

A equipe Campeã Mundial de 1959
A equipe Campeã Mundial de 1959

 

Anúncios

Um comentário em “1959: Brasil Campeão Mundial

  1. COMO SEMPRE TINHA OS QUERIDINHOS DO KANELA; EDSON BISPO ESTAVA NO AUGE JOGAVA MUITO, PECENTE NO AUGE, SEM DÚVIDA AMAURY É ATÉ HOJE O JOGADOR MAIS COMPLETO DO BASQUETEBOL BRASILEIRO E, PERMANECE ENTRE OS 5 MELHORES DA FIBA.

    LAERTE GOMES ESTAVA NO AUGE, NÃO FOI CONVOCADO PORQUE NÃO FOI PRO FLAMENGO, COISAS DO SARGENTO KANELA.

Os comentários estão fechados.