Colaboradores · Psicologia do Esporte

A criatividade realizadora (Hermes Balbino)

Amigos do Basquetebol

Trago mais uma brilhante colaboração do Prof. Hermes Balbino.

Você já enfrentou uma situação em que aparentemente era impossível de se chegar a uma solução?

Se passou por isso, deve ter usado de estratégia de criatividade realizadora para encontrar a saída que tanto desejava.

Algumas dicas de especialistas contém uma atitude mental básica: manter a mente aberta, como se fosse um aprendiz que tem sede de saber. Se você pensar desta maneira estará a abrir as portas para agir como se fosse possível chegar onde deseja.

Muitas pessoas utilizam pouco de seu potencial de criatividade e realização e deixam de ativar os recursos e habilidades pessoais que se expressam na afirmativa “eu posso”.

Prepare-se para cada lance no jogo e na vida com crenças positivas e de fortalecimento, que ativam a concentração, coragem, inteligência e confiança.

Muitos atletas bem sucedidos no cenário esportivo usam modelos de pessoas eficientes em alguma área do desempenho humano para também usar comportamentos e habilidades que comprovaram resultados positivos através de conquistas pessoais. Essa é uma estratégia de estar na posição da pessoa durante um desafio em que se quer ter sucesso, e imaginar agindo “como se” fosse o modelo escolhido.

Os tipos de pensamento para esta estratégia são algo como: O que faria tal pessoa em meu lugar? Como agiria? O que pensaria? Quais valores organizariam a ação? Quais crenças de capacidades estariam agindo a meu favor? Ao introjetar esses elementos, você pode reconhecer em você mesmo essas virtudes que tanto admira em outras pessoas.

Disse um sábio mestre: “Tudo estava ali, e você ainda não olhava para dentro de seus próprios tesouros”.

Anúncios