História do Basquetebol · História do Esporte

Moacyr Daiuto: um mestre fora das quadras

Amigos do Basquetebol

Ainda como comemoração ao centenário do Prof. Moacyr Daiuto, neste post vou falar sobre o mestre fora das quadras.

A carreira acadêmica do Prof. Daiuto começou em 1934 quando ingressou na Escola Superior de Educação Física do Estado de São Paulo. Formou-se em 1935, na primeira turma da qual também fazia parte Maria Lenk, nossa lendária nadadora.

A partir de então, Daiuto passou a fazer parte da comunidade da Educação Física Brasileira tnedo papel importante no desenvolvimento da área.

Na Escola de Educação Física da USP, Daiuto passou por praticamente todos os cargos: docente nas disciplinas de Voleibol e Basquetebol, tanto na graduação como nos cursos de especialização. Sua nomeação como Catedrático dessas disciplinas ocorreu em 16 de outubro de 1961.

Na área administrativa foi  Chefe do Departamento Ténnico e Diretor, cargo que exerceu de 1976 a 1979. Daiuto permaneceu na Escola de Educação Física da USP até 1985, ano de sua aposentadoria. Em sua gestão, Daiuto foi um dos maiores responsáveis pela implantação do primeiro programa de Pós Graduação em Educação Física do Brasil.

Daiuto também contribuiu decisivamente para a consolidação da profissão por ser um dos fundadores, em 1936, da Associação dos Professores de Educação Física do Estado de São Paulo.

Ainda fora das quadras o Prof. Daiuto exerceu cargos no Departamento de Esportes do Estado de São Paulo e no Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo (antigo DEFE), como inspetor regional de educação física, auxiliar técnico e chefe do serviço de esporte. Também foi Diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa em São Paulo de 1987 a 1989.

No cenário do Basquetebol, foi ele o grande idealizador e criador da BRASTEBA (Associação Brasileira de Técnicos de Basquetebol, sendo seu presidente de 1976 a 1985. Sua projeção internacional o tornou Vice Presidente da Associação Mundial de Técnicos de Basquetebol, cargo que exerceu de 1977 a 1982.

O Prof. Daiuto também contribui muito para o desenvolvimento do basquetebol em seus aspectos técnicos, táticos, pedagógicos e organizacionais. Publicou diversos livros com destaque para “Basquetebol: origem e evolução” e Metodologia do Ensino do Basquetebol que teve seis edições e foi publicado em toda a América do Sul e Espanha e durante muito tempo foi a “bíblia” de professores de educação física e técnicos de basquetebol.

Ainda no âmbito pedagógico, o Prof. Daiuto foi presença marcante em cursos e palestras em todo o Brasil, América do Sul e diversos países da Europa, levando seu profundo conhecimento do esporte e elevando o respeito das diferentes instituição ao seu trabalho e ao basquetebol brasileiro.

Sem dúvidas, o Prof. Moacyr Daiuto foi um exemplo para seus alunos e colegas de trabalho. Exemplo do qual tive a honra de compartilhar e utilizar em toda minha carreira profissional.

Basquetebol: Metodologia do Ensino - livro que foi e ainda é referência no ensino do basquetebol
Basquetebol: Metodologia do Ensino – livro que foi e ainda é referência no ensino do basquetebol
1a. turma da ESEF - Daiuto é o terceiro em pé da direita para a esquerda
1a. turma da ESEF – Daiuto é o terceiro em pé da direita para a esquerda
Anúncios