Opinião do autor

Mais que um título

Amigos do Basquetebol

A conquista do Panamericano pelo basquetebol masculino foi mais do que a obtenção de uma medalha de ouro.

Apesar de ainda considerar o Pan um torneio que perdeu muito em qualidade pela falta de importância que as equipes dão a ele, ter sido campeão teve um significado muito importante para o basquetebol brasileiro.

Foi o primeiro título de Ruben Magnano pela seleção.

Vimos uma seleção jogando bonito e de forma eficiente, jogadores “vestindo bonitocamisa” com comprometimento e responsabilidade.

Mas sob meu ponto de vista o fator mais importante foi a oportunidade que muitos jovens jogadores tiveram de ampliar sua experiência internacional e serem protagonistas de um basquetebol eficiente e muito objetivo.

Quem me acompanha neste blog sabe que sempre me manifestei favoravelmente à utilização de jovens naquela competição.

E esta ideia que compatilhei com muitos colegas e, inclusive, com o próprio Magnano mostrou-se adequada para aquele tipo de competição.

É claro que alguns dos jovens que participaram da conquista, provavelmente, não estejam nas disputas do Pré-Olímpico e dos Jogos Olímpicos. Mas mostraram valor, amor à camisa e que são capazes de enfrentar situações importantes durante os jogos.

Sem evidentemente menosprezar a atuação dos veteranos que tabém foram fundamentais na obtenção do título continuo difundindo a ideia da utilização dos mais jovens.

Caso o Brasil consiga sua vaga como país sede dos Jogos Olímpicos continuo defendendo a ida de uma seleção jovem para o Pré Olímpico. Neste situação lá jogaremos sem a responsabilidade de obter a vaga e assim teremos  a oportunidade de colocar esses jovens para obter ou ampliar sua experiência internacional.

Parabéns ao Brasil pelo título e parabéns à Comissão Técnica por terem acreditado no futuro do nosso basquetebol.

Anúncios

Um comentário em “Mais que um título

  1. Concordo, a equipe jogou de forma coletiva, tivemos muitas assistências e muito empenho por parte destes jogadores. Se a Equipe considerada A, com os jogadores da NBA, jogarem desta forma, podemos pensar em Medalha, eu acho que para disputar o Pré Olímpico tem que levar, a equipe mais forte possível, se não, provavelmente não vá à Olimpíada, vamos ver o que vai dar, se vão pagar o que devem ou teremos que disputar a vaga no Pré. Abraços

Os comentários estão fechados.