Jogos Olímpicos · Pré Olímpicos

“Bora” Rio-2016

Amigos do Basquetebol

Finalizados alguns torneios Pré Olímpicos já temos algumas equipes classificadas diretamente para os Jogos Olímpicos e outras que participarão dos Pré Olímpicos Mundiais.

Para fechar o quadro de classificados diretamente falta somente decidir a equipe feminina africana (ínicio em 24 de setembro) e a equipe masculina asiática (a partir de 23 de setembro).

No masculino os já classificados são:

Estados Unidos, Brasil, Espanha, Lituânia, Austrália, Argentina, Venezuela,  Nigéria e mais o campeão asiático.

Para o Pré Olímpico Mundial que será realizado de 5 a 10 de julho de 2016 estão classificados:

Canadá, Porto Rico, México, França, Sérvia, Grécia, Itália, Rep. Tcheca, Nova Zelândia, Angola, Tunísia, Senegal, três asiáticos e três convidados pela FIBA (total 18 equipes).

Estarão em jogo 3 vagas.

Com a mudança do sistema de disputas (3 grupos de seis equipes, classificando-se o campeão de cada grupo), em minha opinião a disputa deverá ficar restrita às equipes europeias, com alguma chance para o Canadá. Os demais americanos, asiáticos e africanos terão pouquíssimas chances de classificação.

No feminino, além de Estados Unidos e Brasil classificaram-se diretamente para os Jogos Olímpicos de 2016: Canadá, Sérvia, Austrália, Japão e a equipe campeã africana.

Para o pré Olímpico Mundial que acontecerá entre 13 e 19 de junho de 2016, teremos 12 equipes: Cuba, Argentina, Venezuela, França, Espanha, Belarrússia, Turquia, Nova Zelândia, China, Coreia e duas equipes africanas.

Estarão em disputa 5 vagas. Em minha opinião essas vagas serão disputadas por: França, Espanha, Belarrússia, Turquia, China, Coreia e Cuba. Argentina, Venezuela e as equipes africanas têm poucas chances de obter uma das vagas.

Talvez a grande surpresa dos pré olímpicos tenha sido a não classificação da Rússia, tanto no masculino ( que talvez seja um dos convidados) quanto no feminino.

Agora é esperar pela definição das vagas para termos o quadro completo de participantes dos Jogos Olímpicos de 2016.

Anúncios