Opinião do autor · Todos os posts

Dia do Professor

Amigos do Basquetebol

Em 14 de outubro de 2011 publiquei este post que agora replico:

Hoje é o Dia do Professor.

Você se lembra disso?

Pergunto, pois, por incrível que pareça, muitas Escolas e, principalmente, os alunos se esquecem de comemorar esse dia tão importante dedicado a pessoas tão importantes.

Sequer recebemos os parabéns.

Mas todos nós sabemos da importância que temos para a sociedade e para a formação de nossos cidadãos, sejam eles crianças, jovens, adultos ou pessoas mais maduras.

O professor ou a professora é aquele que, segundo o dicionário Aurélio, professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma disciplina, uma técnica.

O Dia do Professor foi comemorado pela primeira vez em 1947 no Ginásio Caetano de Campos (o Caetaninho), instalado na Rua Augusta, em São Paulo.  Um grupo de professores resolveu estabelecer um dia de descanso no segundo semestre letivo que ia de 1 de junho a 15 de dezembro. Isto aconteceria em 15 de outubro, data na qual professores e alunos fariam uma confraternização.

A partir de então a confraternização aconteceria todos os anos em muitas cidades do Estado de São Paulo e, posteriormente, em outras cidades do país até se tornar oficial  em 1963 a partir do Decreto Federal 52.682 de 14 de outubro.

Todos nós envolvidos com o ensino do basquetebol , independentemente do nível de nossos alunos/atletas devemos nos lembrar que, mesmo antes de sermos técnicos, somos educadores.  Devemos cuidar de nossos jovens e de sua formação. Isto é o que fica para a vida.

Ganhar jogos ou campeonatos são circunstâncias de um sistema e de todo um processo de preparação. Isto é importante, é claro.

Mas ter ensinado mais do que um esporte, no caso o basquetebol, é muito mais gratificante.

E esta é nossa função. Esta é a função do verdadeiro professor, do mestre.

Felizes daqueles que puderam ter a alegria de serem reconhecidos por seus ex-alunos, ex-atletas pelo que deixaram para a vida deles como cidadãos e não, necessariamente, por terem formado equipes ou atletas campeões.

Esta é a nossa verdadeira vocação.

Não se esqueça de cumprimentar um colega.

Feliz Dia do Professor.

Anúncios