História do Basquetebol · Todos os posts

1904: o Basquetebol estreia nos Jogos Olímpicos

Amigos do Basquetebol

Ao contrário do que muitos pensam e do que encontramos na literatura, o Basquetebol estreou nos Jogos Olímpicos em 1904, em St. Louis sob o título de Campeonato Mundial Olímpico de Basquetebol.

Aliás os Jogos de St. Louis foram considerados os piores da história por sua péssima organização e baixo desempenho dos atletas da época. Eles foram realizados concomitantemente à Feira Mundial o que deixou os jogos relegados a um segundo plano.

Mas também foram os jogos que marcaram a primeira aparição de países africanos e também pela primeira vez foram distribuídas as medalhas de ouro, prata e bronze.

O esporte foi incluído como modalidade de demonstração e contou somente com equipes norte-americanas representando clubes e entidades: Buffalo German YMCA; Chicago Central YMCA; Xavier Athletic Club de N. Iorque; Turner Tigers de Los Angeles e Missouri Athletic Club.

A competição foi realizada em dois dias (15 e 16 de julho) e teve 5 jogos  e 2 WOs.

Os jogos foram os seguintes:

Buffalo 97 x 8 Missouri

Chicago 56 x 15 Xavier

Buffalo 77 x 6 Tigers

Buffalo 36 x 28 Xavier

Buffalo 39 x 28 Chicago

Chicago venceu dois jogos por WO contra Tigers e Missouri.

Desta forma o Buffalo tornou-se o primeiro “campeão olímpico” da história.

Oficialmente todos sabemos que o basquetebol masculino foi incluído nos programa oficial dos Jogos Olímpicos em 1936 (Berlin) e o feminino em 1992 (Barcelona).

Mas vale o registro histórico desta primeira tentativa de termos nosso esporte nos Jogos Olímpicos.

 

 

Anúncios