Colaboradores · Formação Esportiva · Todos os posts

Categorias de base…o futuro começa aqui… será (parte 2)

Amigos do Basquetebol

Trago mais uma colaboração do professor Tácito Pinto Filho

Companheiros/as do Basquetebol (Treinadores/as, Pais, Dirigentes) minha intenção é colocar minhas opiniões sem pretender ser o dono da verdade.

Este ano em uma decisão acertada a Federação Paulista de Basketball antecipou as reuniões técnicas e na minha opinião demos mais um passo atrás revelando mais um capítulo da novela ”Vou morrer e não vou ver tudo…”

Depois de, na categoria sub 12, deixarmos de fazer os torneios, voltando a forma de disputa de campeonatos (com o objetivo de se ter um campeão) e a extinção da obrigatoriedade da defesa individual meia quadra, em uma decisão tomada pelos treinadores presentes na reunião decidiu-se pela não utilização mais da “tabelinha” (com a altura do aro a 2,75m do chão).

Alteração esta que não trará benefícios para a formação dos jogadores uma vez que neste período onde a maioria está em fase de crescimento e distante da maturação, pela falta de força com certeza os jogadores irão adquirir hábitos e vícios no fundamento do arremesso que serão muito mais difíceis de corrigir no futuro.

Mais uma vez deixamos de lado a preocupação com a adequada formação dos jogadores.

Outra decisão que não trará contribuição foi a da antecipação do início dos campeonatos  que acarretará em um menor número de treinos antes dos jogos começarem.

“BASQUETEBOL É UM SHOW”

 

Anúncios

2 comentários em “Categorias de base…o futuro começa aqui… será (parte 2)

  1. No ano passado que matriculei em um curso de especialização de futsal para poder entender como os tecnicos de futsal lidava com os treinamento com crianças tão novinhas.No futsal tem crianças que os pais colocam com 4 anos. Pois é , entrei neste universo vendo as reclamação dos meninos ,que sabia que estava equivocada a forma de lidar com os pequenos,mais a força do sitema era maior a cultura do futsa sobrasai a metodologia. Eu ali peixe fora da agua , me orgulhava do basquete de base, porque nós tinhamos uma maneira de jogar unificado desde da base ,porque nossa tabela para crianças era mais baixa enfim aparentemente eramos mais organizados. Diante deste post com relação ma base ,concordo com o anterior ,Onde o Tácito argumenta que a questão ainda passa pelos tecnicos,todos falam e tem a solucão correta ,mas na hora do vamos ver ,cada um ve o seu lado . Sugiro que este pessoal leiam a Fábula dos Porcos Assados. muito boa para estas situação.

Os comentários estão fechados.