Jogos Olímpicos · Opinião do autor

Aquece Rio

Amigos do Basquetebol

Após uma semana de ausência volto depois de participar do Evento Teste do Basquetebol para os Jogos Olímpicos onde foi realizado um Torneio Internacional Feminino com Brasil, Austrália, Argentina e Venezuela.

E volto para falar um pouco da experiência que tive como Voluntário do evento. Assim como cerca de 100 pessoas pude compartilhar momentos interessantes e gratificantes ao lado de jovens estudantes, recém formados, atletas, ex-atletas, técnicos fazendo o possível para a realização do evento da melhor forma possível.

A Força de Trabalho para o evento era dividida em vários setores como segurança, logística, comunicação, informação aos atletas, setor de oficiais (árbitros, mesários e estatísticos), acompanhamento dos atletas e comissões técnicas, equipamentos e quadra durante os treinamentos das equipes e dos jogos.

Particularmente eu pude participar de dois desses setores: o FOP (Field of Play – quadra) e o Equipamentos. A maioria das pessoas nesses setores eram de alguma forma envolvidos com o basquetebol, destacando-se o exemplo das campeãs Mundiais Alessandra e Helen que assim como todos nós colocaram a mão na massa e não se importaram com o tipo de trabalho que nos era destinado.

O FOP, setor que era composto de 15 posições cuidava desde os acessos externos e internos de atletas e oficiais até o trabalho de manutenção (limpeza da quadra e dos bancos de reserva) e controle da zona mista destinada à imprensa.

Já o setor de Equipamentos era o responsável por abastecer a quadra com as bolas, os mops (rodos para limpeza), toalhas, coolers com água e gelo e retirada do lixo.

Foi interessante vivenciar os dois setores para perceber a importância deste tipo de trabalho para que os atletas e comissões técnicas pudessem atuar em um ambiente limpo e agradável.

Todo essa operação era coordenada por pessoas, na sua maioria jovens competentes que deram o seu melhor para que tudo corresse de forma adequada.

Mas, pessoalmente, eu pude ter momentos de muito orgulho e emoção ao encontrar diversos ex-alunos da EEFEUSP nas mais diversas funções, inclusive no comando das operações. Isto é a maior recompensa que um professor pode ter. Ver a evolução de seus discípulos e até ser, em determinados momentos, comandado por eles.

Valeu demais. Se tudo der certo e alguns problemas de logística forem resolvidos pretendo estar nos jogos. O que será a concretização de um sonho.

Parabéns a todos nós e que venham os Jogos Olímpicos de 2016.

8e5d5430-e572-4e98-a1fa-6c321fba28f4
Grupo de Voluntários
12510356_1061848370521554_5084482006498971042_n
Ex-alunos da EEFEUSP que participaram do evento
2016-01-13 19.29.33
Helen e Alessandra – Campeãs Mundiais colocando a mão na massa
784a507c-5f5b-4bae-b71f-d9557fad5cee
Limpando quadra

 

 

Anúncios